A Prefeitura de Mogi das Cruzes inicia amanhã a renovação urbana no quarteirão da rua Padre João em frente à Catedral de Santana. Os trabalhos fazem parte das obras que estão sendo realizadas pela administração municipal na região central da cidade e que já estão beneficiando a rua Professor Flaviano de Melo e a praça Monsenhor Roque Pinto de Barros, além de um trecho da rua Doutor Paulo Frontin.
O trânsito neste trecho já estava interrompido devido aos trabalhos que estão sendo executados tanto na praça Monsenhor Roque quanto no quarteirão da rua Doutor Paulo Frontin ao lado da Catedral.
No trecho em frente à igreja, a via ganhará piso intertravado e a calçada seguirá o mesmo padrão utilizado nas demais partes da obra. Além disso, a praça Coronel Benedito de Almeida terá uma pequena ampliação, passando a ocupar o espaço em que existia uma baia para o estacionamento de táxi. Os taxistas que ainda utilizavam este local serão transferidos provisoriamente para as ruas Major Arouche de Toledo e Senador Dantas. Após o término das obras, o ponto de táxi passará a funcionar no trecho renovado da rua Doutor Paulo Frontin.
"Os trabalhos no centro estão chegando na sua reta final e esta será a última frente de obras a ser aberta. Com as intervenções, a praça Coronel Almeida será integrada à praça Monsenhor Roque Pinto, que também está com obras em andamento para ser devolvida à cidade", explicou o secretário municipal de Obras, Cláudio de Faria Rodrigues. Ele lembrou, ainda, que os serviços no local serão iniciados tão logo seja desmontada a estrutura utilizada na Festa de Santana, que termina hoje. A previsão é que todos os serviços de renovação urbana e implantação de infraestrutura na região central sejam entregues durante as comemorações do aniversário de 455 anos de Mogi.
Obras
Atualmente, os trabalhos também estão sendo desenvolvidos na praça Monsenhor Roque Pinto e no quarteirão da rua Professor Flaviano de Melo entre as ruas Presidente Rodrigues Alves e Padre João, que estão recebendo, além das intervenções urbanísticas, implantação de redes de drenagem, água e esgoto. Com as obras, as calçadas de um dos lados da Flaviano de Melo passaram a ter 1,5 metro de largura e o espaço para a passagem dos carros fica com três metros, com sistema traffic calming de circulação.
Antes do início das obras, as calçadas da via na região próxima à rua Doutor Deodato chegavam a ter até 90 cm de largura. O trabalho inclui também reforma estrutural no subsolo, com substituição de tubulações de água, esgoto e galerias pluviais.
Com relação às redes de abastecimento de água e de coleta de esgoto, a capacidade está sendo duplicada.