O técnico do Mogi/Helbor, o espanhol Paco García, ainda não teve o elenco completo durante os treinamentos da pré-temporada visando o início do Campeonato Paulista de Basquete, que acontece no dia 6 de agosto, diante de Jacareí, fora de casa. Isso porque três atletas da equipe passaram todo o mês de julho servindo a seleção brasileira principal, universitária ou militar. Mesmo sendo prejudicado pela falta dos atletas durante os treinamentos, o técnico Paco enxerga as ausências pelo lado positivo.
"Hoje temos uma equipe com nomes importantes do basquete nacional. Quando começamos o trabalho, há três anos, ter um jogador na seleção era algo impensável. Agora, temos mais de um. São fatos que aumentam o valor da nossa equipe", falou Paco.
O armador Larry Taylor, maior contratação do Mogi/Helbor para a temporada 2015/16, esteve no Pan-Americano de Toronto, onde conquistou a medalha de ouro da competição com a seleção principal. O pivô Gerson Espírito Santo foi convocado para compor a seleção brasileira universitária, que disputou a Universíades, na Coréia do Sul, e terminou em quarto lugar. Já o pivô Wagner Carvalho viajou com a seleção brasileira militar que foi até Buenos Aires participar de uma série de amistosos preparatórios para os Jogos Mundiais Militares, que acontecem em outubro, na Coréia do Sul. O jogador se reapresentou ao Mogi/Helbor hoje.
Os três atletas já estão em Mogi e se reapresentaram ao Mogi/Helbor no decorrer desta semana. Gerson e Wagner já treinam normalmente com o grupo. Larry ganhou alguns dias de folga e, caso não seja convocado para disputar a Copa América, deve iniciar aos treinos na próxima semana.
Futuras baixas
Em breve, o treinador Paco García pode voltar a ficar sem a principal contratação da temporada 2015/106, o armador Larry Taylor. O atleta deve ser convocado pelo técnico da seleção brasileira principal, o argentino Rubén Magnano, para disputar a Copa América, que acontece entre os dias 31 de agosto e 12 de setembro, no México. A convocação do Brasil sai no dia 3 de agosto. 
Já em outubro, o pivô Wagner Carvalho, um dos nomes de confiança do técnico da seleção nacional militar, Alberto Bial, pode ser chamado para ir ao Mundial Militar na Coréia do Sul.