Nossa vida é cheia de "prés", e eles são extremamente importantes nas mais diversas situações. Há pré-venda, pré-estreia, pré-vestibular. Em suma, trata-se de momentos que antecedem uma coisa que tem tudo para ser boa. Mais que expectativa, o pré representa planejamento e um pós igualmente especial.
Estamos nos aproximando de um pré relevante na área educacional, o pré-vestibular. Não se engane. Já estamos no meio do ano, ou seja, em plena contagem regressiva. Se deixar as resoluções para frente, é possível que não dê tempo para correr atrás do prejuízo. Para aqueles que quiserem arregaçar a mangas agora, há um leque de oportunidades para se preparar para a maratona do processo seletivo.
Se debruçar nos livros em casa é uma alternativa, bem como investir em sites de pesquisa e se envolver em grupos de estudo. Frequentar um curso pré-vestibular também é uma boa, e o Alto Tietê conta com opções gratuitas, o que alivia o bolso. 
Quem está afim de estudar para valer, tendo o objetivo de ser admitido numa universidade, vira madrugadas estudando e ocupa todo o tempo livre com dedicação. Afinal, estamos falando de futuro, não é mesmo?
Eu sei que estudar é difícil e, muitas vezes, nos obriga a deixar de lado algumas coisas que parecem ser indispensáveis. O uso das redes sociais, por exemplo, deve ficar em segundo plano. Tá bom, elas são acessíveis e viciantes, é um universo que cabe na palma da mão? Sim, mas, também, são uma verdadeira arma de distração.
Mas não estou aqui com o chicote da punição nas mãos dizendo o que é certo ou errado. Mas,sugiro aos vestibulandos que, nesta fase, organizem horários para Internet e lazer.
Lembre-se da pré-escola. Foi lá que você aprendeu a escrever, a ler, a pintar dentro do limite do desenho. Esse aprendizado a gente leva para a vida toda. Agora, é momento de reviver essa experiência. Porém, com mais responsabilidade, para um pré (vestibular) que definirá seu futuro profissional. Pense nisso!