Balanço
A Câmara Municipal entrará em recesso a partir de amanhã (até 4 de agosto) com 85 projetos de lei analisados pelo plenário ou que tramitam pelas comissões permanentes responsáveis. Deste total, 34 estão em tramitação. Os parlamentares votaram em plenário 51 propostas. O balanço não conta com a sessão de hoje, a última antes das férias do meio do ano, que contará com nada menos que dez projetos na pauta de votação, o conhecido bota-fora da véspera.
Projetos
Foram oito projetos de lei complementar; um de emenda à Lei Orgânica; 21 decretos legislativos; e nove projetos de resolução. Os vereadores fizeram neste primeiro semestre do ano, 583 indicações; 167 requerimentos; e 56 moções. Segundo o site do Legislativo.
? Comunista
Foram 12 propostas retiradas que não chegaram ao plenário. Jean Lopes (PCdoB) lidera este ranking, com seis ideias que ficaram pelo meio do caminho: Programa de Qualidade de Vida do Servidor Público; Programa Mulher Feliz, destinado às mulheres no climatério e pós-climatério; Incentivo à Prática de Futebol Feminino; Olimpíada Municipal da Melhor Idade; Programa de Diagnóstico Precoce do Diabetes e Anemia Infantil, além de Incentivo ao Uso de Energia Fotovoltaica.
Protássio e Taubaté
Após o comunista está Protássio Nogueira (PSD) que retirou duas propostas. Uma denominação de via pública; e a instituição da Semana do Doador de Órgãos e Tecidos. Já Benedito Faustino Taubaté Guimarães (PMDB) preferiu interromper o processo de análise dos colegas vereadores do projeto o qual obrigava que o ramo de locação de veículos, registrasse e licenciasse a frota na própria cidade.
Executivo
O prefeito Marco Bertaiolli (PSD) retirou duas propostas: a desafetação de imóveis para doação à Fazenda do Estado objetivando a ampliação da Escola Estadual Prof.ª Branca Baumann do Amaral. E, ainda, paralisou a tramitação da Criação do Conselho Municipal da Adversidade Sexual.
? Amanhã
Amanhã, às 15 horas, o presidente Antonio Lino (PSD), mesmo com alas contrárias, fará o balanço oficial dos trabalhos da Câmara neste primeiro semestre.