O calote nas contas de energia elétrica passou de 6% para 17,35% este ano no País, se comparado com o primeiro semestre de 2014. Os dados são do Serviço de Proteção ao Crédito (SCPC). O aumento na inadimplência ocorre por conta das altas taxas que sofreram - foram, pelo menos, três reajustes no período de um ano - e está resultando no crescimento nas ocorrências de furtos de energia elétrica, ou seja, as ligações clandestinas, conhecidas como 'gatos'.
Um homem de 52 anos, que preferiu não se identificar, sentiu o impacto dos aumentos tarifários e decidiu dar um "jeitinho brasileiro" para ter condições de arcar com as despesas, já que está desempregado. Ele é carpinteiro e só tem renda quando surge trabalho: "Não tive condições de pagar as contas de luz, então o meu cunhado fez o 'gato'. No entanto, a Bandeirante flagrou e, além da multa, a energia da minha casa foi cortada."
O carpinteiro esteve ontem na sede da EDP Bandeirante para negociar a dívida da multa de R$ 2,7 mil e eliminar os juros. "Consegui parcelar, mas nem sei como vou pagar, porque a conta está muito cara", queixou-se. "Acho um absurdo esses aumentos. Acredito que o governo devia fazer uma avaliação e criar um programa em bairros carentes para dar condições a famílias de baixa renda terem energia elétrica mais acessível", sugeriu.
Uma mulher de 47 anos também tentou negociar suas dívidas na tarde de ontem junto à EDP Bandeirante, mas, mesmo assim, ela afirma que não tem como pagar o montante. O abastecimento de energia foi interrompido na casa dela por falta de pagamento. "Tenho três boletos em atraso, mas não estou dando conta de pagar tudo. A água aumentou, a luz aumentou e tudo está muito mais caro. E para piorar, estou desempregada e fazendo 'bicos', mas ainda não é suficiente", relatou.
A reportagem entrou em contato com a EDP Bandeirante, concessionária responsável pela distribuição de energia para os imóveis na maior parte do Alto Tietê, mas a empresa não fornece número de inadimplência. No entanto, a distribuidora informou que negocia débitos em aberto com os clientes. "Para solicitação de acordo, o consumidor deve dirigir-se a uma das agências munido de CPF, RG e do número de instalação que consta na fatura de energia elétrica. Clientes empresariais também devem apresentar documentos da empresa", informou por meio de nota.