A presença do Dat nas escolas de Poá sempre foi constante e, por meio do material, os professores têm o hábito de desenvolver atividades interessantes e atraentes. Este é o caso do "Dat na Sala de Aula", que foi colocado em prática com os alunos do 3º ano da Emeb Subhi Alexandre Maluf, de Poá. No projeto, além de os estudantes lerem as notícias presentes no periódico, analisaram a charge e debateram sobre o tema que ela transmitia em cada edição.
Desenvolvida pela professora Ivete Gomes da Silva, a proposta foi colocada em prática de forma multidisciplinar, envolvendo Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História e Geografia. De acordo com a educadora, a ideia de escolher a charge como mote da iniciativa surgiu pelo fato de o recurso ser abrangente aos leitores.
"As charges foram utilizadas por ser um gênero textual encontrado no jornal. Os diálogos durante as aulas serviram de suporte para fazermos diversas análises do processo de ensino e aprendizagem. Em Língua Portuguesa, os estudantes trabalharam a ortografia, a interpretação textual e a leitura de imagens. Em Matemática, os alunos aprenderam grandezas e medidas. Os temas transversais abordaram ética, pluralidade cultural e meio ambiente", comenta a educadora.
Ainda segundo a professora, o resultado da atividade foi satisfatório, porque foi possível despertar o interesse dos alunos de forma lúdica, além de possibilitar que dúvidas fossem esclarecidas ao longo da realização da iniciativa.