Incentivar o olhar das crianças é uma maneira de prepará-las para o mundo. Pensando nisso, a professora Sandra Aparecida Cárfaro de Souza, que leciona na Emef Sandra Regina de Freitas Cardoso, em Biritiba Mirim, desenvolveu a atividade "O Fotógrafo é Você", colocada em prática com os alunos do 3º ano.
Inserido na disciplina de Língua Portuguesa, o projeto permitiu aos alunos que observassem o jornal Dat de outra forma. Ao receber exemplares do periódico, os aprendizes produziram imagens de acordo com a manchete do jornal. Uma forma de trabalhar a imaginação dos alunos e trabalhar o senso crítico de cada um deles.
Além disso, com a iniciativa, os estudantes identificaram a manchete no jornal, compreendendo que há apenas uma em cada edição, e notaram a importância do Dat durante as aulas. Isso porque o jornal é uma fonte rica em informação, que incentiva o pensar e a formação de opiniões. De acordo com a educadora, os estudantes tiveram diversas interpretações sobre uma mesma manchete. "A notícia chamou a atenção dos estudantes, que a interpretaram de maneiras distintas. Todos retrataram muito bem a sua interpretação por meio de imagens", finaliza.