O jornal Dat, a cada ano que passa, se torna um grande parceiro dos educadores e alunos atendidos pelo Dat - Formando o Cidadão do Futuro. A prova disso é a atividade "Trabalhando Com o Jornal: Quebra Cabeça", que foi realizada com os alunos do 5º ano da Emef Nelson de Oliveira Camargo, de Biritiba Mirim.
Criada pela professora Nilza Alves dos Santos, o projeto mostrou aos pequenos a importância das notícias do veículo de comunicação para o dia a dia de seus leitores. Para colocá-la em prática, a educadora entregou exemplares do periódico e, em seguida, solicitou aos aprendizes que recortassem diversas matérias. Após essa etapa, separou a sala em duplas e pediu para cada uma deles descobrirem o assunto das notícias e depois lê-las e explicá-las.
De acordo com a professora, os estudantes adoraram a colocar a proposta em prática e compreenderam a importância do Dat na rotina escolar. "O jornal sempre foi muito usado em sala de aula e bem recebido pelos estudantes. Além disso, é uma ferramenta que auxilia os professores no desenvolvimento de suas atividades", acredita Nilza.
Objetivos
Por meio de "Trabalhando Com o Jornal: Quebra Cabeça", os estudantes compreenderam a necessidade de escrever textos coesos e coerentes, que auxiliam na compreesão da leitura dessas produções. Além disso, notaram, de acordo com a profissional da Educação, que as notícias presentes no jornal devem seguir essas duas regras, para que os leitores entendam as notícias.