Podem comemorar, o período mais esperado do ano chegou. As queridas férias de fim de ano já começaram e não tem como não ficar feliz. Além de descansar das obrigações escolares e ganhar um período sem tarefas, as férias de dezembro e janeiro são acompanhadas de muita festa e datas comemorativas, que as tornam ainda mais especiais. "As férias representam um momento importante para as crianças, tanto quanto o período escolar. É agora que elas aproveitam para socializar com a família e desestressar das obrigações do dia a dia. Faz muito bem para o corpo e a mente esse descanso", afirma a psicóloga Edna Zunigo.
O convívio com familiares e amigos torna-se maior nas férias. Mas, no caso dos pais que não recebem folga do trabalho ou não têm um recesso nesta época do ano, é importante encontrar uma solução para que esse contato seja maior e que a atenção necessária para a criança não falte. "É preciso que as crianças tenham contato com parentes, amigos, pessoas da idade dela. E que possa, antes de mais nada, brincar, conversar e se divertir nesta época. Deixá-las na casa de avós, primos e familiares, algo nem sempre possível na rotina normal, é uma boa solução. A presença dos pais também é fundamental, e, se não é possível durante o dia, uma brincadeira, uma leitura ou até mesmo uma conversa durante a noite vai fazer bem para os dois lados", ressalta Edna.
Acampamento de férias
Você já pensou o que fazer nas férias? Viajar, conhecer lugares novos e fazer novas amizades é uma das opções mais esperadas. Agora, vamos sugerir um lugar interessante, onde tudo isso pode ser encontrado. Adivinhem! Se você pensou em acampamento, acertou! É uma ótima opção para socializar, brincar e ainda descobrir novidades que dificilmente conheceria em sua rotina normal. Segundo Edna, é uma das melhores opções de lazer e ajuda a se desligar de qualquer questão. "No acampamento, as crianças costumam encontrar lazer aliado a muito aprendizado. A programação do acampamento, muitas vezes, oferece atividades, oficinas e brincadeiras que as crianças não estão acostumadas. Amizades novas e contato com a natureza também se tornam presentes", conta ela. Gostou da ideia? Boas férias!