O dia 10 de dezembro é considerado o Dia Universal dos Direitos Humanos. A data é de extrema importância, pois homenageia o documento que garante liberdade, segurança, saúde, educação e dignidade para todos os seres humanos, independentemente de raça, crença ou nacionalidade.
A Declaração dos Direitos Humanos surgiu após a Segunda Guerra Mundial, em 1945, quando o mundo ainda sofria os efeitos de combates devastadores. Todas as tragédias e revoluções que aconteceram naquela época tornaram necessário a criação de um conjunto de leis que garantisse uma maior proteção à humanidade. Naquele mesmo ano, líderes de todo o mundo se reuniram em uma Assembléia Geral das Nações Unidas para discutir a proteção dos direitos a todos os povos. O ano marca também a fundação da Organização das Nações Unidas (ONU), que auxilia na fiscalização para que esses direitos de fato sejam cumpridos. 
Mas foi em 10 de dezembro de 1948 que a Declaração dos Direitos Humanos foi apresentada oficialmente ao mundo e traduzida em 360 idiomas, servindo de base para constituições de diversos Estados e democracias recentes. São 30 artigos considerados os ideais a serem atingidos pelas nações. Em 1950, a ONU oficializou este dia como a data oficial do documento que busca uma vida digna a todos.
Aproveite esta ocasião para pensar no seu papel social e repensar a forma como leva a vida. Cabe à nova geração buscar por um mundo mais justo. Conheça os cinco primeiros artigos do documento.