O dia 10 de setembro possui um grande significado na história da Imprensa do Brasil. Vamos descobrir o motivo? Foi exatemente nessa data, no ano de 1808, que o primeiro jornal impresso do País circulou pela nossa nação. Ele se chamava Gazeta do Rio de Janeiro, e surgiu após a transferência da corte portuguesa para o Brasil, tornando-se, assim, uma Imprensa oficial da Família Real portuguesa. Por conta disso, ele divulgava apenas notícias favoráveis ao governo e informações que a própria corte gostaria de tornar públicas.
Até o surgimento do Gazeta do Rio de Janeiro, o Brasil, por ser uma colônia de Portugal, não tinha autorização para produzir qualquer veículo comunicacional. O primeiro jornal, que marcou o nascimento da Imprensa brasileira, permaneceu em circulação até 1822, fechando as portas após a proclamação da Independência do Brasil, no dia 7 de setembro.
O jornal impresso foi o grande impulsionador do Jornalismo e representa um grande feito para a comunicação. Após a globalização e a evolução tecnológica, muitas outras mídias surgiram, mas o valor do impresso, a sua credibilidade e a tradição são reconhecidos até hoje. Você, que acompanha os suplementos infantojuvenis Newszinho e o Diarinho, e os jornais Mogi News e Diário Alto Tietê, ambos do Grupo Mogi News de Comunicação, deve possuir um carinho especial pelo veículo impresso, não é mesmo? Afinal, eles atendem aos leitores das dez cidades da nossa região, levando, todos os dias, informação, conhecimento, atualidade e aprendizados. Trata-se de um veículo comprometido com o seu leitor e a sua constante atualização.
Jornal na Escola
Como uma das principais fontes de informação, o jornal pode servir como um grande aliado para a Educação. Não só pode, como já está sendo. Por conta de sua atualidade e variedade de informações o jornal permite que o educador usufrua de diversas possibilidades. "O jornal é, muitas vezes, um exemplo prático do que é passado em sala de aula. As principais preocupações das escolas nos últimos tempos são a interpretação de texto dos alunos, a questão da leitura e escrita correta. E, quanto a isso, o jornal pode ser um grande auxiliar. Estimula a leitura e possibilita uma abordagem maior sobre os assuntos", afirma Maria Rosa Mieko Takeuchi Augusto, coordenadora dos Programas Jornal e Educação do Grupo Mogi News de Comunicação.
Ainda de acordo com Maria Rosa, o grande diferecial do veículo impresso é o seu fácil acesso. "O impresso é a forma mais simples de consumir informação, até para manusear é fácil. O contato físico com o papel é importante, sem contar que já possui uma tradição", finaliza.
Os dois projetos educacionais desenvolvidos pelo Grupo Mogi News, o Dat - Formando o Cidadão do Futuro e o Mogi News Cidadania - Ler Para Saber Mais, são a prova viva da importância do jornal para a Educação e para a formação de novos leitores. Crianças bem informadas são o ponto-chave para um futuro melhor. São dois programas que se preocupam com os jovens leitores. E, dentre eles, vocês, nossos acompanhantes, aqueles que incentivam a equipe jornalística a produzir, a cada domingo, uma edição especial a todos.