Mogi- A EM Profª Heliana Mafra Machado de Castro, na Vila Cléo, será a primeira a receber, na próxima quarta-feira, dia 17 de agosto, o Programa de Indicadores de Saúde na Escola (PISE), iniciativa do Departamento de Alimentação Escolar (DAE) da Secretaria de Educação de Mogi das Cruzes em parceria com a secretaria municipal de Esporte e Lazer. A iniciativa irá coletar in loco o peso, altura dos alunos, e se os mesmos possuem restrições alimentares (dietas especiais), com atenção especial para os casos de obesidade.
Estarão na escola supervisoras da alimentação escolar, estagiários e nutricionistas do DAE e profissionais do Núcleo de Avaliação Física (NAF) da Secretaria de Esporte e Lazer. O objetivo do programa é traçar o estado nutricional dos alunos e a partir do levantamento do IMC (Índice de Massa Corporal), identificar casos de sobrepeso e baixo peso. A EM Heliana Mafra faz parte do Programa Escola de Tempo Integral, que será o foco inicial do programa. A unidade escolar atende 321 alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental.
A equipe também avaliará as situações de sedentarismo e restrições alimentares. A partir dos dados, os pais e responsáveis receberão orientações para o acompanhamento dos casos de obesidade junto à Secretaria de Saúde. A Secretaria de Educação irá desenvolver planos e estratégias para atender as demandas referentes à alimentação escolar. Dentre as medidas previstas está a adequação do cardápio e a inclusão de dietas especiais.
O programa é resultado da avaliação nutricional realizada em 2021 com alunos por meio do aplicativo Educa Mogi.