Escritora, poetisa, cordelista, teóloga, educadora, ativista social e pastora metodista, Gilmara Michael encontrou uma maneira criativa de levar sua mensagem: a literatura de cordel na evangelização, também um instrumento para estimular o protagonismo feminino entre mulheres cristãs.
Autora da coletânea Mulheres da Bíblia em literatura de cordel, Gilmara escreveu 16 textos sobre diferentes personalidades femininas presentes nas Escrituras. Para a cordelista, assim como as mulheres da atualidade, as vozes de figuras bíblicas como Sara, Rebeca, Rute, Ana e Isabel também precisam ecoar em total liberdade e respeito.
"Jesus fez isso em sua época de maneira tremenda. Ele acolheu, ouviu e foi ouvido, respeitou a condição da mulher na sua época e apontou o caminho para sua comunidade agir", recorda e assinala que os textos reunidos na coletânea procuram expressar essa realidade bíblica, mas numa linguagem acessível que é a poesia de cordel.
"A ideia de trabalhar a temática bíblica das mulheres, e em cordel, está muito ligada à minha história de vida. Desde muito cedo precisei de resiliência e criatividade para superar dificuldades, e a poesia sempre esteve presente", relembra a autora, com mais de 20 anos de caminhada na igreja evangélica.
A coletânea de poesias de cordel faz parte da Curadoria Sementes, coleção da Editora Mundo Cristão que reúne obras breves e relevantes que refletem e inspiram a vida cristã.