Osny Garcez: O que seria a Dermato-Funcional? Explique-nos essa especialidade.
Fabiana Raful: A fisioterapia Dermato-Funcional atua em duas áreas: a fisioterapia que trata a disfunção estética e a fisioterapia que trata a disfunção patológica. Na dermato-funcional facial, é realizado um estímulo profundo de fonoforese de vitaminas (penetração de remédios e vitaminas para dentro da pele e músculos) e levantamento muscular com técnicas associadas ao alongamento das fibras musculares e tonificação dos 32 pares de músculos sobre a pele até o couro cabeludo, técnicas funcionais de gânglios oculares, glândulas e linfonôdulos cervicais. Já na dermato-funcional corporal é realizado o estímulo dos músculos paravertebrais e a calestenização das artérias e veias e, manualmente, realiza-se a limpeza das veias com lenternas eletromagnéticas, redução das células de gordura, liftings e fortalecimento da parede dos músculos. No segmento de clínicam, há técnicas de tratamento para dores musculares, tendões, ligamentos e de nervos. O fisioterapeuta dermato-funcional possui competências e habilidades específicas, que vão além da beleza.
OG: Como é o tratamento realizado pelos fisioterapeutas dermato-funcional?
FR: De uma forma global, levamos em consideração a postura, desequilíbrios musculares, biomecânicos, atividades diárias e não apenas a área afetada pelo distúrbio estético, e isso é o que diferencia. Dermato-Funcional apenas o fisioterapeuta pode realizar.
OG: Em quais áreas esta especialidade atua?
FR: Na hospitalar, em pacientes queimados ou mastectomizadas, doenças dermatológicas, vasculares. Pode atuar também no pré e pós-operatório de cirurgias plásticas estética e reparadora e em distúrbios como celulite, estrias, flacidez, gordura localizada, dentre outros. Esta especialidade engloba o tratamento de patologias e queimaduras e está cada vez mais reconhecida pela população.
OG: Qual o caminho para tornar esta especialidade cada vez mais conhecida na região?
FR: Para que esta especialidade seja cada vez mais reconhecida e o termo dermato-funcional seja consolidado, é importante que os profissionais interessados em atuar na área invistam cada vez mais em sua formação e que participem dos cursos de especialização que ofereçam carga horária prática. A participação dos profissionais em congressos e a publicação de suas experiências em revistas científicas também ajudam a explicar essa área e levá-la ao conhecimento da população.