Apesar de almejada por muitas pessoas, a aposentadoria pode ser uma fase acompanhada de medo e incertezas quanto ao futuro. Para ressignificar o processo de preparação, o Núcleo de Acompanhamento aos Servidores (NAS) da Prefeitura de Suzano desenvolve desde 2021, o projeto "Amigo, Estou Aqui!", uma rede de apoio e orientação para servidores públicos municipais que estão entre seis e 48 meses da aposentadoria.
A psicóloga e diretora do NAS, Renata Pires, explica que uma turma de servidores, formada a cada semestre, participa de encontros híbridos com temas voltados à fase da aposentadoria, como: "Reflexões Emocionais da Aposentadoria", "Qualidade de Vida", "Administração Financeira", "O Benefício e a Legislação Específica" e "O Envelhecer".
As reuniões contam com a participação de psicólogos para oferecer apoio emocional e, segundo Renata, são realizadas por meio de uma parceria com profissionais da rede municipal e da iniciativa privada. Além disso, o projeto trabalha a inclusão dos colaboradores em atividades esportivas e culturais da cidade.
A gestora de Recursos Humanos, Andrenilce Nogueira do Nascimento Tolilntino, de 53 anos, está entre os servidores que recebem acompanhamento do "Amigo, Estou Aqui!". Para ela, a maior preocupação nesta fase da vida é parar, mas os encontros têm ajudado a aprender e enxergar novas possibilidades. “Foram tantos anos trabalhando que, às vezes, assusta saber que o amanhã não será mais o mesmo. Com o conhecimento adquirido, vou procurar novos aprimoramentos”, contou.
Ela, que também é auxiliar administrativa, relata que mesmo ansiosa com a aproximação da aposentadoria, a sensação é de dever cumprido e felicidade pelo início de uma nova etapa. Ela compartilhou, inclusive, que já está matriculada em uma nova graduação: o curso de Direito. "Concluímos um ciclo, mas nem por isso vamos parar, ficar na inércia", acrescentou.
A diretora do NAS acredita que este é o principal desafio para quem está se aposentando: entender que é possível viver uma aposentadoria produtiva, digna, com uma perspectiva de vida saudável, novas atividades e, principalmente, com planejamento financeiro. "Entender e aceitar nossas limitações é o grande primeiro passo para vivenciar um envelhecer e uma aposentadoria mais livre de cobranças internas, das quais não temos controle", destacou.
"Somos fruto de uma sociedade que enaltece o 'ser produtivo', o que torna para muitos a aposentadoria o temeroso 'fim'. A equipe de psicólogos do NAS e os parceiros atuam sempre na possibilidade da reflexão do momento e com oportunidades de inclusão em atividades que possibilitem ao servidor um processo de aposentadoria saudável e ativa", finalizou Renata.
NAS
Formado em 2019, o Núcleo de Acompanhamento aos Servidores (NAS) presta serviços de acompanhamento técnico e de cuidado aos servidores públicos municipais (concursados, contratados, comissionados ou terceirizados), de Suzano, através de orientação psicossocial individual e/ou em grupo. O espaço conta com profissionais como psicólogos, assistente social e educador social, que oferecem o acolhimento, escuta qualificada e orientações sobre a possibilidade de tratamento junto a Rede de Serviços pública e privada no município.
As atividades oferecidas incluem ações de informação, prevenção e cuidado, com foco na qualidade de vida e bem-estar do trabalhador. O acesso ao atendimento no núcleo ocorre por livre iniciativa ou encaminhamento do Departamento Médico do Trabalho, em casos de afastamento por questões de saúde mental. Servidores em sofrimento por questões de saúde mental têm prioridade no atendimento. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (11) 4745- 2152 e pelo e-mail: sma.nas@suzano.sp.gov.br
*Texto supervisionado pelo editor
Conteúdo produzido pelo Grupo Mogi News. A reprodução só é permitida citando a fonte “Grupo Mogi News”. Plágio é crime de acordo com a Lei 9.610/98