Os preparativos para elaboração da segunda edição do Glossário Coletivo de Enfrentamento ao Idadismo, foram lançados no mês de junho pela Longevida, consultoria na área do envelhecimento, e parceiros presentes em 18 Estados do país. A publicação dá continuidade à campanha #LugarDePessoaIdosaÉOndeElaQuiser, iniciada em outubro do ano passado, nas comemorações do Dia da Pessoa Idosa, celebrado no primeiro dia do mês. O idadismo é um dos nomes dados ao preconceito etário, também conhecido etarismo e ageísmo.

Assim como ocorreu na primeira edição, o objetivo é reunir, de forma colaborativa, frases, expressões e depoimentos idadistas que sejam representantes regionais da nossa língua, destacando diferentes localidades e mostrando que o preconceito etário está espalhado por todo o país. Para que a nova edição seja ainda maior e mais representativa que a anterior, a Longevida conta com a participação de importantes parceiros que representam 18 Estados brasileiros, incluindo o Grande Conselho Municipal do Idoso da cidade de São Paulo e o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (COMDIR), do Recife (PE).

Qualquer pessoa física ou jurídica pode colaborar com o Glossário Coletivo até o dia 31 de agosto, enviando sua contribuição de palavras, expressões e depoimentos idadistas pelo Google Forms: http://bit.ly/contribglossario. A segunda edição será lançada no dia 10 de dezembro, Dia dos Direitos Humanos, como ocorreu com a primeira edição no ano passado.