No segundo episódio do Café com Mogi News, que será lançado amanhã no Portal News, a redação recebe Jamile Santana, especialista em jornalismo de dados e transparência pública. Jamile é autora do anteprojeto, que deu origem ao Projeto de Lei nº 93/22, encaminhado recentemente à Câmara pelo Executivo Municipal, com objetivo de regulamentar a aplicação da garantia de acesso à informação, com base na Lei Federal nº 12.527/11.

O projeto regula o acesso à informação municipal, promovendo a transparência das atividades e contas públicas e maior controle social da administração pública.

A especialista que iniciou sua trajetória no Grupo Mogi News, teve contato com o jornalismo de dados na redação do Grupo, produzindo matérias com os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Além de relatar sua trajetória profissional, ela também comenta temas atuais, como cidadania, machismo nas redes sociais e fake news.

"É importante você trazer uma reportagem baseada em evidências, no máximo que você puder. Trabalhar a informação falsa, mostrando porque ela é falsa", explicou Jamile ao falar do papel do jornalismo no combate às fakes news. Ressaltando a importância da área na comunicação e na democracia.

Trabalho que inspira

Já o primeiro episódio do Café com Mogi News, com a participação da supervisora do Grupo de Apoio a Pessoas com Câncer (GAPC), Carina Motta, foi um sucesso com comentários de pessoas interessadas em conhecer o trabalho da instituição e aumento exponencial no número de acessos ao site.

Na conversa, que continua disponível no Portal News, nos formatos de vídeo e texto, Carina detalhou o trabalho desenvolvido pela GAPC com pessoas com câncer e suas famílias, como se tornar voluntário e o público-alvo atendido pela instituição.