A prefeita de Mogi das Cruzes, Mara Bertaiolli (PL), assinou, na manhã deste sábado (27), a ordem de serviço que autoriza o início das obras da nova Unidade Básica de Saúde (UBS) Porte III, no Jardim São Pedro, distrito de César de Sousa. Com investimento superior a R$ 9,5 milhões, a unidade será a maior do município voltada para a atenção básica e a primeira a contar com uma equipe multidisciplinar da Estratégia Saúde da Família (ESF), ampliando o atendimento à população da região. A nova UBS terá capacidade para atender até 16 mil pessoas por mês e tem previsão de entrega para 2027.
Do total que será investido para a construção, cerca de R$ 6,7 milhões, o equivalente a mais de 68%, foram destinados da economia orçamentária devolvida pela Câmara Municipal. Os demais recursos são provenientes de emendas do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), cerca de R$ 3,5 milhões.
A nova UBS contará com consultórios médicos e odontológicos, sala de vacinação, farmácia, serviço de teleconsulta e uma Sala Lilás, destinada ao acolhimento e atendimento de mulheres vítimas de violência. A equipe será composta por clínico geral, pediatra, ginecologista, psicólogo, assistente social e profissionais da ESF.
“Estamos construindo a maior e mais moderna unidade de saúde de Mogi das Cruzes. Não será um puxadinho, mas uma grande obra que vai ampliar o acesso a uma saúde mais humanizada para toda a população dos bairros do entorno de Cezar de Souza”, destacou a prefeita. Ao agradecer o apoio do Legislativo, Mara ressaltou a participação da Câmara Municipal no financiamento da obra.
O presidente do Legislativo, vereador Francimário Vieira (PL), o Farofa, destacou o alinhamento entre os poderes e a importância do investimento para a região. “Estamos muito felizes em ajudar a Prefeitura a construir uma unidade de saúde tão importante para um distrito que tanto precisa, como Cezar de Souza. É motivo de satisfação saber que a Câmara pôde contribuir para viabilizar essa obra tão esperada pela população”, afirmou.
A secretária municipal de Saúde e Bem-Estar, Rebeca Barufi, ressaltou que a nova UBS de César de Sousa será a maior da cidade e oferecerá atendimento clínico, ginecológico e pediátrico, além de assistência psicológica e social, fortalecendo o modelo de atendimento multidisciplinar por meio da Estratégia Saúde da Família.
A secretária também esclareceu que a construção da nova unidade não resultará no fechamento de outras UBSs da região. “Algumas pessoas nos perguntaram se, com a construção desta nova UBS, as unidades da Vila Suíssa e da Vila Nova Aparecida seriam fechadas. Nenhuma unidade será desativada. Nesta gestão não fechamos unidades; nós ampliamos, reformamos e reabrimos equipamentos que estavam fechados. Em breve, inclusive, estaremos aqui para entregar a reforma da UBS da Vila Nova Aparecida”, afirmou.
O secretário-adjunto de Saúde, Luiz Henrique Benites Bot, acrescentou que os recursos previstos para a obra contemplam tanto a construção quanto a aquisição dos equipamentos necessários para o funcionamento da unidade, garantindo que o novo equipamento seja entregue completo à população.