A menopausa, segundo a Biblioteca Virtual em Saúde do Ministério da Saúde, corresponde ao último ciclo menstrual, ou seja, a última menstruação, que ocorre, em geral, entre os 45 e 55 anos. Quando ocorre por volta dos 40 anos, é chamada de menopausa prematura ou precoce.
Este período na vida da mulher se refere a fase de transição do período reprodutivo, ou fértil, para o não reprodutivo na vida da mulher. Por isso, a principal característica da menopausa é a parada das menstruações. Para muitas mulheres, a chegada da menopausa provoca irregularidades menstruais, menstruações mais escassas, hemorragias, menstruações mais ou menos frequentes.
Outros sinais e sintomas característicos, apontados na biblioteca do ministério, são as ondas de calor (fogachos), alterações do sono, da libido e do humor, bem como atrofia (enfraquecimento ou definhamento) dos órgãos genitais, aparecem em seguida.
Por outro lado, segundo o site, para algumas mulheres a fase da menopausa e do climatério não apresenta sintomas, porém, a maioria começa a ter sintomas já no início do climatério e, com a diminuição progressiva dos hormônios femininos, os sintomas vão aumentando.