A Clínica Caramelo, que oferece atendimento veterinário gratuito para famílias residentes em Mogi das Cruzes e com inscrição no CadÚnico, já realizou 4.340 atendimentos desde sua inauguração, em maio deste ano. De acordo com Daniel Teixeira de Lima, secretário adjunto de Meio Ambiente e Proteção Animal, até a última quarta-feira (30/10), foram feitas 407 cirurgias gerais, 3.912 consultas gerais e 21 cirurgias ortopédicas. A expectativa é que até o final do ano sejam realizados 6 mil atendimentos, e no próximo ano, 12 mil. 

Daniel explica que com a Clínica Caramelo, a Prefeitura de Mogi prioriza a saúde e proteção animal. “A Clínica Caramelo é uma extensão de todas as políticas públicas que nós temos realizado desde 2023 com a criação da Coordenadoria de Proteção Animal, onde nós passamos a ter uma visão muito mais voltada para os animais”, destacou. 

A clínica, na rua Dr. Deodato Wertheimer, 40, Vila Mogilar, conta com uma equipe especializada, com veterinários e técnicos, além de pessoal administrativo e de apoio. No local são realizadas consultas médico-veterinárias e de especialidades, cirurgias, além de outros diversos atendimentos, como anestesia, exames laboratoriais, exames de imagem e procedimentos ambulatoriais. Os atendimentos devem ser agendados pelo telefone 4798-7456. 

“Nós imaginamos que a Clínica tem a proximidade maior com as pessoas, então nossa projeção é que chegue a 6 mil atendimentos até o final do ano. E para 2025 acreditamos que a gente tenha cerca de 12 mil atendimentos”, afirmou Lima. 

Dicas de cuidados importantes 

Não deixar os animais muito presos ou em coleiras muito curtas; se atentar a temperatura do asfalto quando for passear; priorizar uma alimentação saudável, evitando gorduras e ultraprocessados; fazer atividades ao ar livre; manter a vacinação e vermifugação em dia, e fazer visitas regulares ao veterinário são dicas do secretário adjunto para os tutores. “Hoje os pets são extensão das famílias, então precisamos nos atentar aos cuidados para o bem estar dele”, disse.

Ele ainda ressaltou que os cuidados devem ser redobrados neste clima mais quente: “A pelagem é uma proteção extra, isso faz com que eles sintam mais calor. Então, é preciso verificar se eles estão em um lugar fresco e trocar a água regularmente. Além disso, temos que pensar na higiene do animal. A falta dela pode trazer doenças e até mesmo a morte do animal, então é necessário dar banhos e manter o cantinho deles limpo”. 

A castração também é extremamente importante, segundo Lima: “O descontrole populacional que pode haver com os animais, a potencialidade de um animal não castrado adoecer e também gerar animais em excesso é muito grande. Então, a castração é um controle de saúde, um controle sanitário”. 

Para finalizar, o secretário adjunto explicou ainda que o fim de ano é a época com mais abandonos de animais. “Vale lembrar que abandono de animais é crime ambiental, e está previsto na Lei Federal 9.605/98, podendo resultar em uma prisão de 2 a 5 anos. Tem muita gente que no modismo pega um animal. Quando vai viajar, não tem com quem deixar e abandona na rua. Hoje aqui em Mogi nós temos nossa muralha eletrônica e quem for flagrado é conduzido à delegacia e pode ser preso por crime ambiental”, alertou. 

*Texto supervisionado pelo editor.