Mogi 

A Secretaria de Educação de Mogi das Cruzes, por meio do Departamento Pedagógico (Deped) e da Supervisão de Ensino, encerrou na última quinta-feira (11) o calendário de formações do programa "Mogi pela Educação: Dados, Planejamento e Ação". O último encontro, realizado no Cemforpe, reuniu cerca de 120 diretores, vice-diretores e coordenadores pedagógicos das escolas municipais que contam com turmas de 5º ano do Ensino Fundamental. O objetivo foi consolidar o trabalho desenvolvido ao longo do ano, com foco na análise dos dados de aprendizagem e na revisão dos planos de ação das unidades.

Sustentabilidade

A Suzano, produtora mundial de celulose e referência na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do eucalipto, e a Natura, líder no mercado de beleza e cuidados pessoais na América Latina, anunciaram no dia 28 de novembro a assinatura de um Memorando de Entendimento (MoU) para discutir a estrutura de colaboração voltada ao desenvolvimento de soluções sustentáveis na produção de embalagens para uso em cosméticos. 

Sustentabilidade II  

A aliança estratégica, formalizada durante a COP30, em Belém, prevê uma chamada pública para reunir e integrar centros de pesquisa, empresas e startups que também tenham o compromisso com o meio ambiente e práticas sustentáveis. O objetivo é impulsionar o desenvolvimento de soluções aplicáveis na formação de embalagens compatíveis para uso em cosméticos como frascos, potes, tampas e outros recipientes, bem como em embalagens flexíveis, filmes e coatings. Haverá um comitê de avaliação multidisciplinar, que levará em consideração três parâmetros prioritários: ser de fonte renovável, ser uma solução biodegradável e ser passível de reciclabilidade.

Sustentabilidade III 

Atualmente, a Suzano conta com um amplo portfólio de soluções desenvolvidas a partir de matéria-prima renovável, biodegradável e reciclável, como a linha de papéis para embalagens, Greenpack®. Já a Natura, eleita a empresa mais sustentável do mundo pela Brand Blueprint Awards da Kantar, tem a meta de que 100% de suas embalagens sejam reutilizáveis, refiláveis, recicláveis ou compostáveis até 2030. Em 2024, o índice de uso desses materiais para Natura e Avon na América Latina foi de 84,6%.