São preocupantes os dados do nível dos reservatórios da região, abaixo de 30% de sua capacidade de forma geral, com base nos últimos levantamentos feitos com base nos dados do Sistema Produtor do Alto Tietê (SPAT), divulgados diariamente pela Sabesp. E a empresa, agora sob o comando da iniciativa privada, tem se mobilizado para criar soluções que melhorem o abastecimento das cidades. 

Na quarta-feira (17), foi inaugurado um novo reservatório de água na cidade de Salesópolis, onde fica uma das represas da região. A entrega, segundo o Governo do Estado, estava prevista para abril do próximo ano e foi antecipada. O objetivo é dobrar a oferta de água para os moradores do município, aumentando abastecimento durante a temporada de verão que se inicia neste mês de dezembro. 

A obra certamente é um investimento importante para a cidade, garantindo o abastecimento para a população, e se soma a outra medidas que vem sendo adotadas, como trabalhos contínuos de manutenção, como vem sendo feito pela Sabesp em Mogi das Cruzes, e outras ações como a redução da pressão da água em determinados horários na tentativa de frear o consumo. 

Uma vez sob o comando privado, a Sabesp, até por força do contrato de concessão tem metas a serem cumpridas para universalizar o abastecimento e também as redes de coleta e tratamento de esgoto, ainda um grande desafio especialmente na Região Metropolitana do Estado. Cabe não apenas ao poder público, mas também a sociedade de forma geral, a fiscalização para que o contrato seja efetivamente cumprido. 

Também importante investir em campanhas de conscientização para que a população faça o uso consciente desse importante bem natural, evitando o desperdício nos hábitos do dia a dia, como o tempo gasto no chuveiro e uso da mangueira no quintal. Atitudes que são simples e têm um grande impacto no abastecimento das cidades.

O verão se aproxima trazendo a temporada de chuvas, que já dá sinais pelo Estado, o que deve melhorar o nível dos reservatórios, mas ainda novos hábitos e ainda mais investimentos farão toda a diferença.