No topo das preocupações de toda a população, certamente está a saúde, e temos muitos avanços a celebrar na região. Na edição digital de hoje, destacamos Itaquaquecetuba que alcançou a 64ª posição no Estado de São Paulo no quesito Melhor Qualidade em Saúde Pública. A classificação está no Ranking de Competitividade dos Estados e Municípios, do Centro de Liderança Pública (CLP), com a cidade em 181º lugar.
Itaquá tem investido bastante no setor da saúde, com a revitalização e entrega de unidades de saúde, que fazem a diferença na vida da população, que muitas vezes acaba tendo como referência outras cidades da região como Mogi das Cruzes. Mogi, aliás, também se prepara para mais investimentos, e nesta semana foi aprovado pela Câmara o convênio de mais de R$ 30 milhões com o Governo do Estado para a inauguração e custeio da Maternidade Municipal, prevista para dezembro.
Na semana também a região recebeu o secretário estadual de Saúde, Eleuses Paiva, com o anúncio de mais leitos para a hemodiálise na região, principalmente em Suzano, no Hospital Regional do Alto Tietê, que agora leva o nome do ex-deputado Estevam Galvão, reconhecendo seu trabalho pela cidade e pela região. A medida é de suma importância para os pacientes que muitas vezes precisam se deslocar para outras cidades em busca de atendimento.
Assim seguimos avançando neste setor de fundamental importância para a população de todas as idades, a grande maioria dependente do Sistema Único de Saúde (SUS). Por outro lado, claro que ainda são muitos os desafios, como o atendimento em urgência e emergência com as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) ainda sobrecarregadas e com dificuldades para transferir pacientes em situações mais graves para outros serviços.
É preciso celebrar os avanços e cobrar do poder público cada vez mais investimento e melhorias tão necessárias para que todos tenham acesso ao atendimento básico de saúde com a devida qualidade, o que inclui ambientes modernos e profissionais valorizados e preparados para acolher a todos.