O país está envelhecendo e já há algumas faixas etárias em que o número de pessoas idosas é superior ao dos mais jovens. É preciso um olhar atento para as demandas dessa população, que cresce cada vez mais, e também pelo envelhecimento das futuras gerações, que precisam se planejar para uma vida longa, com saúde e dignidade.
Entre as referências em pesquisas ligadas ao envelhecimento e longevidade, está a escritora e antropóloga Mirian Goldenberg que esteve em Mogi das Cruzes nesta semana, participando do Mês da Longevidade. Ela apresentou a palestra “A Bela Velhice”, título de um de seus livros, em que destaca a beleza do envelhecer e como ele pode ser vivido com bem-estar e propósito.
Destaque também para as visitas de Mirian a equipamentos que atendem o público idoso na cidade, como o Vila Dignidade, condomínio voltado para pessoas em situação de vulnerabilidade, e o Pró-Hiper, com foco em atividades físicas e esportivas. Nas suas andanças pela cidade, a escritora deu o pontapé inicial para dois importantes projetos, que podem se concretizar em breve, um deles voltado para a escuta ativa da população idosa, com visitas a diferentes regiões da cidade, e outro com a criação de uma biblioteca na Vila Dignidade.
Com iniciativas como essa Mogi pode se tornar uma referência no cuidado e atenção ao público idoso, como destacou a escritora. E a cidade já vem se destacando com a criação da Secretaria da Longevidade, comandada pelo vereador Mauro Yokoyama, e também com um Conselho da Pessoa Idosa bastante atuante. Uma das conselheiras é Juraci Almeida Fernandes, referência na temática da pessoa idosa na região. Ela é coordenadora da Unai, a única Universidade Aberta à Terceira Idade da região.
Como sempre, é por meio da soma de esforços que faremos a diferença na vida das pessoas idosas, e tornando a cidade melhor para esta parcela cada vez mais significativa da população, traremos melhorias para todos, independentemente da idade que tenham. Uma cidade amiga da pessoa idosa, como proposto pela Organização Mundial da Saúde (OMS), é uma cidade amiga de todos.