A segurança está no topo na lista de preocupações de qualquer cidadão. Embora alguns indicadores criminais na região venham caindo, ainda é grande a sensação de insegurança que infelizmente faz parte da rotina de todos. Por isso, hoje destacamos mais um reforço importante na segurança, que é implementação da Diária Especial por Atividade Complementar à Guarda Civil Municipal de Suzano, assinada nesta terça-feira (12) pelo prefeito Pedro Ishi.
A cidade segue o modelo da vizinha Mogi das Cruzes, que também implementou a medida recentemente, oferecendo uma remuneração aos agentes que trabalharem fora do horário de trabalho regular. São homens e mulheres que reforçaram a segurança das cidades, atuando em conjunto com as Polícias Civil e Militar, em prol da população.
Os agentes da GCM, assim como os policiais do Governo do Estado, são profissionais fundamentais, que merecem o reconhecimento e a devida valorização pelo trabalho que exercem, se colocando em risco a cada momento pela segurança das cidades. Vale ressaltar também os investimentos crescentes no monitoramento por câmeras, que tem como um dos referenciais o trabalho desenvolvido em Guararema, pelo Centro de Segurança Integrada (CSI).
Claro que a cidade, mais conhecida pelo turismo na região, não tem as dimensões de Suzano e Mogi, mas se antecipou em abranger toda a cidade com o monitoramento, o que contribui para aumentar a sensação de segurança de seus munícipes, inibindo a ação de criminosos. A perspectiva é que com o avançar dos reforços e importantes investimentos tenhamos não apenas cidades mais seguras, mas que isso seja compartilhado com a região.
O Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat+) tem atuado em várias frentes para atender as demandas coletivas das cidades, e também na segurança, tanto que em maio promoveu a “Operação Fronteiras Seguras no Alto Tietê”. A expectativa é que operações como esta se repitam e se tornem rotina na região. E precisamos avançar não apenas na repressão, como na prevenção e combate aos criminosos.