Longevidade
O prefeito de Arujá, Luís Camargo, anunciou esta semana em suas redes sociais a criação da Subsecretaria da Longevidade da cidade, que passará a funcionar em julho, como parte estrutural da Secretaria de Assistência Social. Quem estará à frente é o vereador Fábio Ferreira. De acordo com a postagem, o objetivo é a garantia de direitos, zelando pela aplicação do Estatuto da Pessoa Idosa (Lei nº 10.741/03) e atuando com o Plano Municipal do Idoso para assegurar respeito, autonomia e dignidade às pessoas 60+.
Longevidade II
A nova Subsecretaria deve ficar responsável por articular os trabalhos do Centro Dia do Idoso (CDI) e do Centro de Convivência do Idoso (CCI), integrar o atendimento do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) voltado ao público 60+; articular programas culturais, sociais e esportivos das secretarias e ampliar o serviço de orientação previdenciária, já executado pelo vereador.
Longevidade III
Em Mogi das Cruzes, a Longevidade é uma das novas secretarias da gestão da prefeita Mara Bertaiolli, que também criou a Secretaria da Mulher. A Secretaria Municipal da Longevidade tem à frente o vereador Mauro Mauro Yokoyama. Ele participou recentemente do lançamento do Fórum Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa e disse que está cursando Gerontologia, área interdisciplinar que estuda o envelhecimento.
Longevidade IV
A pasta mogiana vem realizando neste mês encontros e palestras sobre o combate à violência contra pessoas idosas. O Junho Violeta é tema de conscientização com foco na prevenção de agravos, em alusão ao dia 15 de junho, Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa.
Longevidade V
Já em Guararema, o tema está ligado ao Desenvolvimento Social. O ex-prefeito de Salesópolis e ex-presidente do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat+), Vanderlon Gomes, é o responsável pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Longevidade.