O transporte sobre trilhos na região se tornou um desafio ainda maior para os passageiros recentemente, com a baldeação necessária na estação Suzano, da Linha 11 da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). As obras para reparo de uma ponte centenária, que ainda nem começaram, já que agora que foi vencida a fase de estudos, tem aumentado significativamente o tempo de viagem.
Quem se desloca da região para São Paulo, especialmente aqueles que dependem do transporte para trabalhar todos os dias, vivem uma rotina ainda mais complicada, superando as dificuldades já vivenciadas com o alto fluxo de passageiros e a qualidade que ainda deixa a desejar do serviço.
O serviço Paese - Plano de Apoio entre Empresas de transporte frente as Situações de Emergência, com o uso de ônibus para quem vai da estação Suzano até Jundiapeba, em Mogi das Cruzes, foi suspenso recentemente devido a baixa adesão, segundo a autarquia, e nesse domingo, Dia das Mães, será retomado para adequações necessárias para que os trabalhos sejam realizados na ponte. O transtorno para os passageiros parece sem fim, e com o fluxo grande pela data comemorativa e o maior intervalo entre as composições, comum nos fins de semana, serão ainda maiores.
As perspectivas não são positivas a curto prazo, mas a médio e longo prazo muito se espera da concessão da Linha 11 para a iniciativa privada, após o leilão no fim de março vencido pelo Grupo Comporte, incluindo também as Linhas 12 e 13. São muitos os projetos anunciados, como a reforma das estações em Mogi e a extensão da linha até o distrito de Cezar de Souza, uma reivindicação antiga da população.
Pelo andamento da obra atual e a assinatura do contrato de concessão que ainda não ocorreu, embora previsto ainda para este primeiro semestre, será preciso mesmo aguardar um longo tempo para que o transporte sobre trilhos na região ofereça mais qualidade aos passageiros. A esperança é que os transtornos vividos hoje sejam superados em um futuro próximo, e todos que circulam pelas linhas da região tenham o transporte seguro e de qualidade que merecem.