O reconhecimento e a valorização de estudantes, professores, gestores e todos os profissionais que fazem parte do dia a dia das escolas não deveria ser algo a ser ainda pedido, deveria ser algo intrínseco, ou seja, o ponto de partida para pensarmos a Educação como parte fundamental da transformação que desejamos para as cidades e para o país. É sobre isso que trata o artigo da jornalista e educomunicadora Suéller Costa, publicado na edição digital de quinta-feira (16), destacando os muitos talentos invisíveis aos olhos da população e do poder público.
Mesmo com esforço e dedicação, que começa longe da sala de aula, com a preparação de cada atividade a ser desenvolvida, os professores se destacam por ações pontuais, projetos individuais ou algumas vezes multidisciplinares, que alcançam alguma projeção no Estado, ou mesmo nacional. O que deveria ser uma prática comum de reconhecimento é uma exceção nas escolas do país.
Falta incentivo, motivação para que os talentos se desenvolvam, e façam das escolas brasileiras uma referência como ocorre em outros países. É um esforço coletivo, que deve começar no poder público, que não precisaria também ter um teto obrigatório para investir na Educação, que precisaria estar no topo da lista de prioridades.
E não se trata apenas da educação formal, mas também como o que aprendemos e compartilhamos nas salas de aulas reverbera em outras esferas da vida, trabalhando também a cidadania e olhar crítico para o que acontece no entorno das comunidades. É consenso que crianças e jovens são o futuro do país, mas qual futuro estamos construindo, que oportunidades estamos criando para que eles percebam que é possível ir além e alçar voos que provavelmente outras gerações de sua família não puderam sequer imaginar?
Ensinar é desafiador, estar nas escolas não é para qualquer um como alguns pensam. Imagina se houver o devido incentivo, salários compatíveis com o trabalho realizado dentro e fora das salas, alunos também motivados por experiências inspiradoras, onde podemos chegar? O desenvolvimento social e econômico do país depende de uma Educação forte e realmente transformadora.