Em diálogos mantidos com inúmeros eleitores, nas ruas, em cafés e restaurantes, muitos deixam transparecer que estão cheios de esperança com os vereadores que foram eleitos pela primeira vez. Então, traduzindo os anseios de muitos registramos neste espaço alertas positivo. Busquem sempre a automotivação e trabalhem para a prosperidade do Município. O eleitor não quer saber quem é você, mas onde você quer chegar.
O vereador deve ser polivalente, ter visão da região, da sua cidade e do mundo, estudar muito as leis principais, o orçamento e ser humanista dentro das realidades e da legalidade. O edil não deve ser fantoche do destino, do prefeito ou de um grupo privilegiado de eleitores ou de empresários, mas sim autossuficiente, ter profissão e entender que o mundo que se vive é um mundo de velocidade. O mandato de quatro anos passa muito rápido, então não perca tempo. A transparência deve estar constantemente em suas ações, reuniões e projetos.
Entenda que você, Vereador que está estreando, não deve menosprezar os mais antigos e se sentir como “tal”. As experiências são importantes, mas não siga os erros, as malandragens e maus exemplos do passado. Tenha sonhos e os projete. Pensar em ser reeleito, se candidatar a Prefeito, Deputado ou até governador, é legitimo. O que a sociedade e os eleitores conscientes almejam é que os ladrões desapareçam. Cuidado com as atitudes e emoções negativas: medo, ciúme dos colegas, vingança, ganância, raiva e superstição. Mas, ao contrário, seja um representante do povo positivo e coloque a sua frente: confiança, amor no que faz, entusiasmo, transmita esperança e tenha fé.
O medo é apenas um estado de espírito, mas inibe as ações humanas mais sublimes. Esteja sempre preocupado com o destino do seu país, do Estado e do Município. Procure conhecer programas, projetos e ideias em outras regiões e as tragas para a sua cidade. Enfim seja um estudioso para que o povo sinta orgulho de ter votado em um digno representante. Assim que tomar posse como vereador, projete-se e crie mentalmente: visualize o seu futuro e uma nova vida para você e para os mogianos, materializem os seus sonhos. Onde você estará daqui a dez anos, com quem estará e como estará? O Vereador não pode nunca é ser marionete, mas ter personalidade e ao mesmo tempo humildade.
Olavo Arruda Câmara é advogado, professor, Mestre e Doutor em Direito e Política.