O anúncio preliminar do ministro da Educação, Camilo Santana, de uma Prova Nacional para selecionar os professores que atuarão no ensino básico levantou debates acerca da qualidade dos concursos públicos realizados pelas redes municipais e estaduais.

Segundo estudo divulgado pelo Todos Pela Educação, as provas se assemelham aos vestibulares, com muitas questões teóricas; e poucas relacionadas às metodologias a serem adotadas para a aplicabilidade do conteúdo a ser lecionado. Ressalta, também, a importância de uma prova prática para avaliar as estratégias do professor diante do seu desafio: o de ensinar a sua disciplina em meio à heterogeneidade das turmas, dos alunos, dos contextos. 

A análise envolveu 23 Estados e 19 capitais e apontou - ao examinar 76 provas de diferentes bancas e cerca de cinco mil questões - que apenas 3% das perguntas das provas objetivas avaliam conhecimentos sobre como ensinar conteúdos específicos. Provas práticas de seleção, por sua vez, são aplicadas somente em 4 redes estaduais e 5 redes municipais.

O conhecimento teórico é importante, pois fundamenta a ação docente. Junto a esse percurso, vem a prática, que exige criatividade para tornar os componentes curriculares significativos aos alunos. No entanto, a avaliação de um docente vai além das experiências adquiridas em sua formação. 

Pode-se desenvolver um planejamento espetacular, mas, diante de um alunado cada vez mais desafiador, a sua aplicabilidade depende da integração entre os professores e as suas turmas, e, por sua vez, dos familiares e gestores. Este ecossistema é fundamental para que o ensinar e o aprender sejam possíveis; e um dos caminhos para que o brilho dos profissionais que chegam às escolas – em especial, as da rede pública – não seja apagado diante de problemas vivenciados nos contextos escolares cujas soluções não são da alçada deste profissional.

Suéller Costa (sueller.costa@gmail.com) é jornalista, pedagoga, educomunicadora e pesquisadora. Doutoranda em Educação (FEUSP). Mestre em Ciências da Comunicação (ECA/USP). Especialista em Educomunicação (ECA/USP). Sócia da ABPEducom e APEP. Idealizadora do Educom Alto Tietê. Contatos: @educomaltotiete; @suellercosta