Setembro se aproxima, marcado a chegada da estação mais florida do tempo, a Primavera, com temperaturas praticamente imprevisíveis, como verão que estamos vivendo em pleno inverno. Para Mogi das Cruzes, o mês é ainda mais especial, pela comemoração do aniversário da cidade no dia 1 de setembro, e a retomada dos shows, antes no evento conhecido como Expo Mogi, e agora com rebatizado de Mogi Fest, com o diferencial ainda de ser realizada em grande parte pela iniciativa privada.
Depois da pandemia de Covid-19, há uma grande anseio por eventos grandiosos na mesma proporção, como deve ser a festa de aniversário da cidade neste ano, com a programação divulgada nesta quarta-feira (22) pelo prefeito Caio Cunha. Realmente os quatro dias de festividades prometem, com grandes nomes do cenário musical, da mesma forma que a expectativa é grande para o início de obras na área de educação e a entrega do Centro de Operações Integradas (COI), que vai reforçar a segurança, com investimento principalmente na tecnologia para o monitoramento e gestão de dados.
Que assim seja e vivamos períodos cada vez mais promissores na cidade que conta os dias para celebrar seus 463 anos. Destaque também para os bons números na geração de vagas como citou o prefeito, que alimentam o ciclo virtuoso da economia, e contribuindo para que a cidade mantenha as contas em dia para novos e constantes investimentos nos mais variados setores.
E em meio ao otimismo que normalmente marcam os aniversários, nem tudo é motivo para celebrarmos, a cidade se vê também com a volta do fantasma do pedágio na rodovia Mogi-Dutra.
Como destacamos na edição de hoje também a Prefeitura de Mogi protocolou na Justiça um pedido para suspensão da licitação para concessão das rodovias até que haja uma nova audiência, cancelando a que foi realizada em São Paulo. Medida necessária e urgente para evitar que a cidade e região arquem com a conta do projeto do Estado, que prevê pedágios, sem contrapartidas a altura do que será arrecadado. Temos o que comemorar, mas sem perder de vista nossos grandes desafios.