Depois de um longo período fora de operação, os radares em breve devem voltar a funcionar em Mogi das Cruzes. Hoje a edição destaca os pontos onde estão instalados os equipamentos na cidade, e já no fim de semana passado era possível ver equipes trabalhando para a implantação dos radares.
Embora a associação mais comum seja com a cobrança excessiva de multas, os radares são uma medida importante para controle da velocidade nas vias e, consequentemente, contribuem para a segurança de motoristas e pedestres. A educação no trânsito, mesmo com campanhas de conscientização como as promovidas no Maio Amarelo, sempre alvo de ações nas cidades, deveria ser realizada de forma permanente, abrangendo motoristas de hoje e também do futuro.
Afinal como ocorre em qualquer área, quem deseja se aprimorar deve estar aberto a aprender sempre. Evoluir, inovar é necessário. Isso também deveria ser um pré-requisito para nossa vida em sociedade, por vezes é preciso rever pré-conceitos e estar aberto ao diálogo.
Não se trata do programas de reciclagem para recuperar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), justamente perdida pelos excessos no trânsito, mas quem sabe um programa contínuo de sensibilização funcionasse. Porém, as ações de maior impacto e com melhores resultados são as quem doem no bolso, que se transformam em multas e levam até a perda do documento. Assim foi com o uso da cadeirinha para crianças, hoje parte da rotina de pais e responsáveis.
Os radares fazem parte desse arcabouço de medidas que impactam no bolso e por isso mudam o comportamento dos motoristas, pelo menos em determinados trechos das vias.
Em Mogi serão 30 pontos monitorados, muitos deles onde já havia fiscalização. Quem trafega pela cidade de Mogi e outras da região, sabe que não são raros os motoristas que abusam do limite de velocidade, entre outras imprudências que ocorrem no trânsito.
Infelizmente, estamos longe do trânsito seguro, a sensação comum é de insegurança não apenas em Mogi. É uma realidade compartilhada por todos, seja qual for o município ou o Estado do país.