O Mogi News/Dat a cada semana reúne dados dos serviços de encaminhamento ao emprego de cidades da região, destacando as oportunidades oferecidas em diferentes segmentos, e incluindo também vagas para pessoas com deficiência (PCDs), que nas últimas semanas têm estado em torno de 10% do total. A soma de vagas ultrapassa mil oportunidades, com maior concentração geralmente nas cidades de Mogi das Cruzes e Itaquaquecetuba, locais também de maior densidade populacional.
Com trabalhos como este vamos cumprindo nosso papel informativo e como prestadores de serviço para a população do Alto Tietê, que a partir da reportagem é incentivada a buscar os serviços de encaminhamento, de olho em oportunidades com o seu perfil. O trabalho de nossa equipe começa no levantamento das vagas junto às prefeituras, e segue com a divulgação de uma matéria especial que abre a semana no Portal News.
A questão do emprego se mostra hoje cada vez mais fundamental e urgente. Perder a oportunidade no mercado de trabalhou agrava a situação do indivíduo e de sua família. E é o que já vinha ocorrendo antes mesmo da crise econômica e sanitária gerada pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19). As desigualdades sociais no período ganharam apenas tintas mais fortes, mais evidentes, e assim o país desceu mais degraus nos índices internacionais em quesitos como segurança alimentar e educação.
É preciso estimular a criação de novas vagas, e isso esbarra na política econômica que segue ineficiente, e, de forma repetitiva, salientamos a necessidade de capacitação de trabalhadores, que muitas vezes, não conseguem se recolocar por não atenderem os requisitos mínimos.
A roda da economia precisa girar, e parece que, apesar dos números positivos do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), como destacamos recentemente, com crescimento no comparativo entre o saldo de vagas entre os cinco primeiros meses deste ano e do ano anterior, ainda estamos longe da solução para um problema tão imenso. E aí vem as eleições com a oportunidade de reavaliar nossas demandas.