Deus está acima de todos e de tudo, pois é onisciente, onipotente e onipresente, entretanto, há seres humanos que abusam e se julgam acima de Deus. Há ministros do STF e outras autoridades que se julgam seres perfeitos, por isso se sentem como se fossem os professores de Deus. É o peso de alguns segmentos da sociedade sobre indivíduos.
Em todos os poderes se identifica autoridades arrogantes que se colocam acima de tudo. Há coisas que o individuo faz por grande influência da sociedade e acaba tendo uma mente alienada e não consegue se libertar. A influência da política, principalmente a política social traz dissabores à vida individual e familiar. Estas influências acontecem em todos os países.
A hipocrisia das teorias políticas impõe sofrimentos aos indivíduos. É lamentável e triste saber que de ora em diante temos professores no Brasil que ensinam Deus. Estas autoridades esqueceram que um dia virarão pó e as suas carnes se desprenderão dos ossos. Quantas mediocridades! Ninguém é melhor do que ninguém.
As mentes podem ser intelectualmente desenvolvidas, mas sem sabedorias, sentimentos, não haverá elevação espiritual. Agem com imposições e não dentro do sistema democrático, impedindo que a sociedade receba bons exemplos das suas atitudes. São desafios para a sociedade e para os cidadãos que desejam uma vida honesta.
O homem deve trabalhar sempre para ampliar as finalidades da vida e cooperar para que a sociedade se desenvolva com nobreza e cumpra missões justas.
A sociedade é simplesmente artificial? Não! É uma realidade, mas sempre haverá autoridades e governos tomando atitudes e impulsos que são inconscientes e leva o homem a destruição.
A sede por riqueza e poder traz destruição da moralidade e complicações contribuindo para diminuir o crescimento de uma nação e dos povos. Entre todos os povos existem vadios, vagabundos e oportunistas, demagogos e agitadores políticos que não percebem e não colaboram para uma vida elevada, dinâmica em prol de todos os patriotas.
Caros ministros do STF jamais conseguirão ensinar Deus, sejam humildes e se preparem para um dia deixar os seus corpos. O homem inteligente e experiente pode trazer resultados e colaborar para o desenvolvimento dos segmentos sociais.
Olavo Arruda Câmara é professor, advogado, mestre e doutor em Direito e Política.