Após dois anos e meio de construção, as obras da nova maternidade de Mogi das Cruzes estão concluídas. O projeto começou a sair do plano das ideias em novembro de 2019 e agora está pronto. Falta, no entanto, realizar um chamamento público para ver qual organização social (OS) irá operar a nova unidade de saúde de Mogi para que ela entre em funcionamento. A data para que isso ocorra ainda é desconhecida.

O projeto original, que foi tocado pelo então prefeito Marcus Melo, apontava que a maternidade, que está localizada em Braz Cubas, irá dobrar a capacidade de realização de partos por meio do Sistema Único de Saúde (SUS) e, sendo assim, não haverá problemas de superlotação para as mulheres que forem dar à luz em Mogi.

O fim da construção é muito bem-vinda, primeiro porque qualquer unidade de saúde criada para a população em geral deve ser comemorada por todos, principalmente para quem não tem dinheiro de bancar os hospitais particulares ou planos de saúde cada vez mais caros e mais seletivos naquilo que vão ou não vão atender para seus clientes, em segundo porque tira um pouco do peso da Santa Casa de Mogi, única a fazer partos pelo SUS na cidade, e estando esta unidade cheia, as mogianas vão buscar outros hospitais da região e Grande São Paulo para ter bebê, afinal estamos falando da cidade mais populosa da região e, consequentemente, aquela que possui a maior demanda para o segmento.

Isso não deve ocorrer mais, as mamães que forem dar à luz em Mogi devem ser encaminhadas para a nova maternidade ou para a Santa Casa, mas sem a necessidade de buscar unidades fora da cidade, a menos é claro que ela queira.

Falta agora a Prefeitura definir, por meio de chamamento público, qual será a OS que operará a maternidade, e, principalmente, quando isso irá ocorrer. A despeito do que acontecia, e ainda ocorre, a população não quer mais serviços públicos ruins, ela deseja, e merece, atendimento de qualidade, e esperamos que este novo espaço, que possa ser inaugurado o quanto antes, possa não só facilitar a vida da gestante e do recém-nascido, mas também oferecer um atendimento de ponta.