É lamentável e triste quando se observa e se faz análise das mentes humanas de uma grande maioria ou das massas. Alienação é um sério problema para uma nação que deseja ser desenvolvida. Vale lembrar a crônica do elefante: Um elefante quando filhote é amarrado com uma corrente na pata. Tenta escapar, mas não consegue e assim fica por tempo. Quando adulto é amarrado com uma simples fita em sua pata ele não foge, porque está condicionado. Assim têm sido as ideologias, ensinamentos de muitos professores e pregações que políticos fazem para a sociedade.

As falsidades são imensas tanto para vendas de produtos em fake news, utilização de modismo levando a maioria a imitar os amigos, principalmente a juventude. Há estupidez por todos os lados. O que desejam quem prega ideologias políticas? Apenas a busca desenfreada do poder.

Deve-se entender por poder conquistas financeiras, autoritarismo e comando da nação. Impor à sociedade uma ideologia impede a liberdade. Considere-se que nunca se pode generalizar nada. Há jornalistas sensíveis, cultos que escrevem e falam verdades, mas também os mentirosos e falsos, o mesmo acontece com políticos, empresários e vendedores de produtos os mais diversos.

A juventude acompanha tudo que vê, houve e o que os colegas fazem. Aos poucos vão se alienando e imitando a maioria o que impede a própria liberdade, independência e atitudes reais para enfrentar a vida e servir de exemplos.

A hipocrisia das ideologias e mentiras acaba por amordaçar as mentes e mostrar verdades onde não existem. Como seria maravilhoso que houvesse união das raças humanas, sem uma impor a outra a ideologia do seu país. Visualizar um novo país e o progresso da humanidade é o desafio. Já passaram 2022 anos em nossa era, mas os povos ainda fazem guerras para buscar recursos para a sua nação, massacrando e destruindo vidas. Caberá a cada ser humano pensar, acreditar e desejar paz para o mundo. Medite e se torne livre e sem alienações.

Olavo Arruda Câmara é advogado, professor, metre e doutor em Direito e Política