"Você tem a Bíblia?" Quantas vezes já fiz essa pergunta a alguém perdido em problemas, sem rumo, e se a resposta for "sim" acrescento: "Você lê a Bíblia? Ela é a Palavra de Deus que suaviza a tempestade da alma e nos liberta da depressão; não é a minha palavra nem a tua também, é a Palavra de Deus revelada, a você e a mim, nesse Livro Sagrado. Pensa nesse privilégio de ser aconselhado pelo próprio Deus e ser feliz por obedecer aos seus ensinos.
A pequena folha de um gramado que você pisa em cima sem notar, se for preparada e colocada no microscópio nos surpreende ao vermos tamanha organização necessária para cumprir sua missão. Imagina, nós seres humanos, criados à Sua imagem e semelhança, somos um universo organizado física e mentalmente apropriados para adorá-Lo eternamente em espírito e em verdade. Para Deus você sempre será "tudo" e nunca há de ser "nada". Como cristãos não podemos desprezar a razão e nem substituir Deus pela razão.
O Evangelho é racional, ele é inteligível, ele não pode ser diminuído e nem acrescentado pela teologia de homens. A razão usa o pensamento, a fé o sentimento. O racionalismo cartesiano afirma: "Penso, logo existo", argumenta, assim, que não há necessidade que Deus intervenha no movimento dos astros, basta a matéria e as leis físicas baseadas na lei da gravidade para que funcione - Deus é descartado por Descartes, e com a Tecnologia e a Ciência o homem se coloca no centro do Universo. Existir não é só pensar, é mais do isto, é fé sentir sem explicar, posso também dizer: "Sinto, logo creio que Deus existe". Fé e Razão me faz pensar que há o Criador, Deus, e a sua criatura, o homem.
O Rei Davi olhando as estrelas exalta o Criador no Salmo 19: "Os céus proclamam a glória de Deus e o firmamento anuncia as obras das Suas Mãos". Davi também no Salmo 8 indaga a Deus: "Que é o homem que dele te lembres? Fizeste-o, no entanto, pouco menor do que os anjos, e de glória e de honra o coroaste". Você é "tudo" para Deus porque Ele te ama!
Mauro Jordão é médico