A fase final dos 24º Jogos da Melhor Idade (JOMI) terminou na última quarta-feira, na cidade de Pindamonhagaba, no interior do Estado, reunindo mais de dois mil atletas de 171 cidades. Os competidores com 60 anos ou mais foram campeões e vices das oito regiões classificadas na fase regional dos jogos.

Pelo Alto Tietê, participaram atletas de Mogi das Cruzes, Poá, Guararema, Salesópolis, Ferraz de Vasconcelos e, Itaquaquecetuba. Os jogos ocorrem entre 7 e 13 de julho.

A grande campeã foi a cidade de Campinas, e entre os participantes do Alto Tietê, destaque para Mogi, que ficou em 14º lugar na classificação geral. Os atletas da cidade foram destaque na natação, ficando em terceiro lugar na classificação final do feminino e do masculino.

As competições de natação contaram com sete atletas de Mogi. Destaque no feminino para Sigueka Suzuki, de 76 anos, que ficou com o bronze nos 25 metros nado costas da categoria D; Elzira Teixeira Ariza Oliveira, 83, da categoria E, com o segundo lugar nos 25 metros nado costas e quinto nos 25 metros nado livre; Iyoko Abe Tamada, 92, categoria G, ficou com a prata nos 25 metros nado costas e nos 25 metros nado livre.

Entre os homens, Mogi ficou com o primeiro lugar com Eduardo Sanches, 61, da categoria A, nos 50 metros nado livre; Artur Scarpita, 63, categoria A, foi o quarto nos 50 metros nado costas e sétimo nos 50 metros nado livre; Alvaro Diniz Fernandes, 66, categoria B, ficou em segundo nos 50 metros nado livre, e Alfred Jacob, 81, categoria E, também foi segundo nos 25 metros nado costas e terceiro lugar no nado livre.

"A participação de Mogi das Cruzes teve o apoio da Prefeitura de Mogi das Cruzes, através das secretarias municipais, principalmente da Secretaria de Esportes e Lazer. Na qualidade de técnico da seleção mogiana de natação, agradeço a todos pelo empenho e superação na representação do nosso município", destacou Hélio Rong Junior.

 

Região

Em Itaquá, destaque no atletismo para o bronze de Décio Oliveira Castro, de 86 anos, nos 600 metros rasos da categoria F (85 a 89 anos) e a prata de Amézio Ribeiro da Silva, 74, nos mil metros rasos da categoria D (75 a 79 anos). A cidade ficou em segundo lugar na classificação final do atletismo masculino. Ferraz também conquistou medalha de prata nos 2 mil metros rasos da categoria A (60 a 64 anos), com Edvaldo Pereira de Souza.

Poá conquistou três medalhas de prata e uma de bronze nas modalidades de natação, dominó e tênis de campo. O destaque poaense foi Mary Aparecida Elias que conquistou duas medalhas na natação, sendo prata na categoria nado de costas 50 metros e bronze com o nado livre 50 metros.

As outras duas medalhas de prata foram conquistadas no dominó masculino com a dupla Demilton Barreto Ferreira e Valdez Venancio Moreira, e também no Tênis de Campo, com Araci Mywako Yoshikawa Teraoka e Michiko Kuteken, que garantiu o segundo lugar.