Na próxima quinta-feira, Mogi das Cruzes vai receber a última atração do ano do Circuito SP. É o espetáculo "Pandora", uma criação das atrizes Jaqueline Roversi e Jordana Korich, com direção e supervisão dramatúrgica de Leona Cavalli. A apresentação será a partir das 20 horas no Centro Cultural de Mogi das Cruzes, com entrada gratuita e recomendação etária de 12 anos.
A peça nasceu de uma pesquisa de três anos das atrizes sobre as mitologias que constituem o arquétipo feminino e de suas distorções ao longo dos séculos, que resultaram na imagem da mulher como se tem hoje em dia. As atrizes buscaram também referências históricas, desde as antigas sociedades pré-patriarcais, pesquisando as relações do meio social com o feminino nas tradições de diversas culturas.
A investigação resultou numa história contemporânea de duas irmãs que se reencontram, dois anos após a morte da mãe: Janaína (Jaqueline Roversi) jamais saiu da casa da família na serra, onde passaram a infância. Ela mantém um ateliê de artes e segue a profissão da mãe, contadora de histórias, e também estuda mitos e culturas ancestrais. Já Joana (Jordana Korich) foi embora para estudar na capital e se tornou engenheira. Tem uma visão mais prática da vida e persegue a realização financeira.
Joana se vê obrigada a voltar ao lar do passado, pois acaba de ser expulsa de seu próprio projeto por engenheiros e donos de empreiteiras, depois de uma longa luta para afirmar seu lugar num meio tradicionalmente masculino. Janaína, comemorando o reencontro com a irmã, decide lhe mostrar, pela primeira vez, um baú onde estão guardados os "tesouros" da família, memórias e lembranças das duas, de sua mãe e de antepassados.
Aos poucos, revela-se a tensão entre as duas irmãs, e a polaridade de seus universos e expectativas. Janaína se ressente por ter cuidado sozinha da mãe doente até o final, enquanto Joana não aceita que a irmã tenha se apossado da casa da família, única herança deixada pela mãe.
A atração é oferecida pelo Ministério da Cidadania, Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Prefeitura de Mogi das Cruzes e Lwart Lubrificantes. O Circuito SP reúne mais de dez anos de história e leva produções artísticas de excelência a diversas partes do Estado, sempre com entrada gratuita. Trata-se de um mecanismo de fortalecimento da arte e da cultura nos municípios paulistas.
O Centro Cultural de Mogi das Cruzes, onde a peça será apresentada, fica na praça Monsenhor Roque Pinto de Barros, 360, no centro.