Em uma ótima apresentação dentro de campo, o União Suzano Atlético Clube (Usac) venceu nesta terça-feira (7) o União Araguainense-TO por 2 a 0 e depende de uma vitória simples na última rodada para garantir a classificação à segunda fase da Copa São Paulo de Futebol Júnior, a Copinha. Os gols, marcados por Guilherme Santos e Amarildo, posicionaram a equipe anfitriã na terceira colocação do Grupo 24, disputado no Estádio Municipal Francisco Marques Figueira, o Suzanão. Já em Itaquaquecetuba, o Aster perdeu para o Falcon por 2 a 0.
No outro jogo do grupo, o Red Bull Bragantino venceu o Avaí-SC por 4 a 3 e carimbou vaga para a segunda fase. Na próxima sexta-feira (10), o Usac enfrenta os catarinenses precisando vencer por qualquer placar para avançar.
O jogo teve domínio do time de Suzano, com diversas chances para marcar ao longo do primeiro tempo. Com um gramado impecável, o Suzanão aguentou bem a forte chuva que atingiu a cidade na tarde desta terça e permitiu que um bom futebol pudesse ser disputado entre as duas equipes.
Os gols saíram no segundo tempo. Após jogada pelo lado direito, o árbitro Marcelo de Jesus marcou pênalti para a equipe da casa. O volante Guilherme Santos foi para a bola e deslocou o goleiro adversário, anotando o primeiro gol do União Suzano na Copinha 2025. Amarildo ainda marcou nos acréscimos, sacramentando a vitória suzanense que, sob chuva e gritos de "olé", garantiu os três primeiros pontos na competição, considerada a maior vitrine do futebol brasileiro.
No segundo jogo do dia no Suzanão, Red Bull Bragantino, time que disputa a Série A do Campeonato Brasileiro, e Avaí, que integra a Série B, fizeram o confronto mais pesado do grupo. E foi a equipe do interior paulista quem saiu na frente com um gol de Raoni logo no início da partida.
O empate dos catarinenses veio aos 12 minutos do primeiro tempo, com Tiago. Mas, logo depois, Felipinho recolocou a equipe de Bragança Paulista em vantagem, marcando aos 21 e aos 25 minutos.
O segundo tempo também começou frenético, com o Avaí diminuindo a desvantagem para 3 a 2 e, logo depois, empatando, com dois gols do centroavante Rigley. Mas no final da partida, aos 35 minutos, em um contra-ataque mortal, Yuri Leles, que entrou na segunda etapa, marcou o quarto e garantiu a vitória ao time paulista.
Com os resultados do dia, o Bragantino segue na liderança do Grupo 24 com 6 pontos conquistados e classificação garantida. O Avaí é o vice-líder com 3 pontos, mesma pontuação do Suzano, terceiro colocado, que perde no critério de desempate de gols feitos. União Araguainense-TO completa a classificação do grupo, com nenhum ponto conquistado.
A última rodada da primeira fase será realizada na próxima sexta-feira (10/01), no Suzanão. União Araguainense e Bragantino jogam às 13 horas e, às 15h15, Suzano e Avaí decidem quem vai avançar à segunda fase da Copinha.
O secretário de Esportes e Lazer, Arnaldo Marin Junior, o Nardinho, enalteceu a equipe da casa pelo ótimo trabalho realizado e convocou a torcida para apoiar o time rumo à classificação. "Queremos ver o Suzanão lotado para este que será um dos jogos mais importantes do Usac nos últimos anos. Chegamos nesta condição graças ao excelente trabalho realizado pelo clube. Vai ser lindo vencer o jogo e ver nosso time se classificando para a segunda fase da Copinha", declarou o chefe da pasta.
Itaquá
Em Itaquá, pelo Grupo 28, no Campo do Brasil, no Morro Branco, o Aster perdeu por 2 a 0 para o Falcon (SE) na tarde desta terça-feira. Já o Vila Nova (GO) venceu o Dourados (MS) pelo mesmo placar.
A próxima rodada será na sexta-feira (10), quando o Aster enfrentará o Vila Nova, às 15h15, e o Falcon jogará com o Dourados, às 13 horas.