O Sesc Mogi das Cruzes apresenta uma agenda voltada à formação, convivência e expressão artística, com atividades que atravessam temas como participação coletiva, educação antirracista, bem-estar e música brasileira. Entre os destaques está a palestra “Como ser um educador antirracista”, com a Dra. Bárbara Carine Soares Pinheiro, que propõe reflexões sobre racismo estrutural e os caminhos construídos pelo movimento negro brasileiro para sua superação.
A agenda também conta com o show “Poemas e Respostas”, de Brenô, que mistura poesia, memória e canções da MPB em um repertório marcado pelo diálogo entre literatura e música. Confira a programação:
Quarta-feira (20) Palestra - Como ser um educador antirracista
Com Dra. Bárbara Carine Soares Pinheiro.
Local: Geodésica, das 19h30 às 21h30.
Apresenta a ideia de racismo estrutural dentro da perspectiva social de raça e aponta caminhos de superação em todos os complexos sociais a partir do histórico de lutas do movimento negro brasileiro. Entrada gratuita, e ingressos devem ser retirados 1h antes na Central de Atendimento. Programação a partir de 16 anos.
Quarta-feira (20) Curso - Métodos participativos na gestão de grupos
Com Luiza Paterno e Audrey Pedote.
Local: Centro de Educação Ambiental, das 19h às 21h.
Aprenda métodos e técnicas de facilitação de processos participativos que promovem a valorização e articulação social. Focado em desenvolver habilidades para conduzir diálogos significativos, por meio de ferramentas participativas que ajudam a criar ambientes inclusivos e colaborativos em diferentes grupos, comunidades e organizações. Curso gratuito, com inscrições pelo App Credencial Sesc SP ou no Portal Sesc a partir de 1/5, 14h. Programação a partir de 16 anos.
Quarta-feira (20) Curso - Dança de salão para pessoas idosas
Com Fabio Vicente, professor de dança de salão.
Local: Galpão, das 16 às 17h30.
A dança de salão é uma prática que além de prazer e bem-estar, oferece ao participante um ganho em lateralidade, força em membros inferiores e equilíbrio. Com uso de metodologia de fácil aprendizagem, são abordados ritmos como bolero, samba, forró, soltinho e tcha tcha tcha. Programação a partir de 60 anos.
Quinta-feira (21) Show Brenô - Poemas e Respostas
Local: Geodésia, a partir das 20h.
Misturando literatura e música de forma sensível e acessível, o show costura canções consagradas da MPB a poemas que ganharam melodia e a músicas que nasceram como respostas afetivas a outras obras. Brenô e banda conduzem o público por um repertório que revela os diálogos invisíveis entre palavras e sons, unindo poesia brasileira, memória e autoralidade. Programação a partir de 12 anos.