A exposição Palavras estará em cartaz de 3 de junho a 25 de julho, na Pinacoteca de Mogi das Cruzes, e abre inscrições para a participação de duas artistas mulheres que desejem ver seus trabalhos expostos nesse espaço tão significativo para a cultura mogiana, integrando o coletivo de artes visuais do projeto.
As inscrições acontecem de 14 a 25 de maio e a participação é gratuita.  As propostas podem ser enviadas pelo WhatsApp: (11) 97529-8543.

Idealizada e com curadoria de Carla Pozo, a exposição vem circulando pela cidade desde março, encantando o público em espaços como a Câmara de Mogi, a Casa da Uva e a EMESP.

Com o objetivo de ampliar olhares, fortalecer territórios e abrir caminhos para novas artistas, esta nova temporada convida mulheres da cidade que desejam explorar e compartilhar suas obras em um espaço coletivo de criação e diálogo.

O projeto conta atualmente com as artistas Balu Mendes, Zizi Melo, Carol Campetelli, Mônica Roque, Sandra Vianna e Jessica Vianna, produção de Beatriz Pozo e participação da artista convidada Marines Dias. 

A exposição acontece em parceria com a Secretaria de Cultura de Mogi, fortalecendo ações que valorizam a arte produzida por mulheres e incentivando a ocupação dos espaços culturais da cidade.

Sobre a exposição:

Palavras – um ato natural nasce como raiz que sustenta, atravessa o tempo e guarda memória.

A exposição reúne um coletivo de mulheres que criam a partir da escuta, da experiência e do vínculo com a natureza. 

Cada trajetória é como uma árvore: possui raízes profundas, tronco de resistência e galhos que se expandem em múltiplas linguagens, poesia, dança, música e artes visuais. A mostra reúne poesias, instalações, intervenções visuais, saraus, rodas de conversa e oficinas de processo criativo.

As obras utilizam caixas de feira reutilizadas, madeira que já foi árvore, que já sustentou alimento, trabalho e circulação de vida.  Ao serem ressignificadas, essas caixas tornam-se metáfora do feminino: matéria que resiste, sustenta e se reinventa.