Durante a sessão ordinária realizada na noite de ontem, quarta-feira (27), vereadores reclamaram do serviço prestado pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) em Suzano.

Josias Ferreira Silva (PCdoB), o Josias Mineiro, disse que a empresa, que foi privatizada pelo governo estadual, está prestando um serviço de má qualidade. “Em todos os cantos da cidade tem buracos da Sabesp. Na região do Raffo, às 19 horas, a água já está acabando. Andamos pelo município pisando em esgoto. Jogam esgoto no rio Una e estão acabando com a natureza”, relatou.

O vereador Marcio Alexandre de Souza (PL), o Marcio Malt, que é presidente da Comissão Permanente de Política Urbana e Meio Ambiente, disse que compartilha das mesmas frustrações que Josias Mineiro em relação à Sabesp e lembrou que está agendado para o dia 9 de junho, às 17 horas, uma audiência com a empresa na Casa de Leis.

Já o parlamentar André Marcos de Abreu (PSD), o Pacola, destacou a situação da estrada do Duchen, devido a obras que estão sendo realizadas no local. “Agora que a Sabesp foi privatizada, o que já era ruim, piorou”, afirmou ele, dizendo que a empresa quebrou o asfalto recapeado recentemente pelo governo municipal, em parceria com o deputado estadual André do Prado (PL), para a passagem de uma tubulação. “Está um lamaçal, ninguém passa a pé ou de bicicleta. Aquilo é caso de paralisar a obra, porque eles fazem o que querem”, frisou.

Pacola também disse que está fotografando e filmando para documentar tudo o que está sendo feito na estrada das Varinhas pela Sabesp, que teria aberto as comportas e deixado o local debaixo d’água, para apresentar na audiência pública do dia 9 de junho.

Desassoreamento
Já o vereador André Dourado (PT) fez críticas à atuação do governo do estado no desassoreamento do rio Guaió.  Segundo ele, o local está totalmente assoreado, mas o Executivo estadual iniciou o serviço e fará apenas um quilômetro de escavação. “O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) está cometendo um desrespeito com a cidade, principalmente com o Jardim Monte Cristo”, disse. “Outras partes do rio também necessitam desse desassoreamento”, completou ele, que disse que ainda irá cobrar o desassoreamento no rio Taiaçupeba, para resolver o problema das enchentes no Jardim Maitê.

Itens Aprovados

Os vereadores aprovaram na sessão cinco itens, sendo um projeto de lei, um projeto de lei complementar, um projeto de decreto legislativo e duas moções. 

O projeto de lei aprovado autoriza o Executivo a estabelecer prioridade no acesso à matrícula, rematrícula e transferência na rede municipal de ensino, bem como no acesso a serviços essenciais de saúde, assistência social, habitação, trabalho e segurança, para mulheres e seus dependentes em situação de violência doméstica e familiar, de autoria do vereador João Batista Nogueira de Azevedo (PRD), o João Sabugo.

O projeto de lei complementar, de autoria do Executivo, dispõe sobre a limpeza pública do município. Já o projeto de decreto legislativo, de autoria do vereador Artur Takayama (PL), concede a Medalha Suzano Brandão a Cristiano Ferreira Homan.

As duas moções aprovadas foram de autoria do parlamentar Edirlei Junio Reis (PL), o professor Edirlei. Uma, parabeniza Manoel Tomé da Silva, o DJ Guga, em reconhecimento a sua trajetória artística e na inovação técnica e espírito empreendedor no mercado do entretenimento, e outra, o lutador de MMA e boxe Luiz Antônio Alves Teixeira, em reconhecimento à sua relevante contribuição social e esportiva junto à juventude.