O Fundo Social de Solidariedade de Mogi das Cruzes realizou, na manhã desta terça-feira (9), a cerimônia de entrega de certificados aos 179 formandos de 14 cursos gratuitos de capacitação profissional voltados à geração de renda e emprego. A solenidade, no Polo de Cursos da Vila Brasileira, reuniu alunos, familiares, professores, monitores, a presidente do Fundo Social, Maira Cusatis, a prefeita Mara Bertaiolli e outras autoridades.
A cerimônia foi voltada para a quarta turma de cursos da Vila Brasileira formada neste ano. Os cursos concluídos incluem maquiagem, design de sobrancelhas, confeitaria, auxiliar de cabeleireiro, barbearia e extensão de cílios e outros, todos voltados a ampliar as possibilidades de geração de renda ou oferecer um novo ofício ou especialização aos participantes.
Durante o evento, Mara destacou que a formação profissional contribui para transformar vidas. “O que é fundamental pra gente é acreditar nas pessoas. A gente acredita e trabalha para trazer o melhor de cada indivíduo, e os cursos do Fundo Social são um exemplo disso.” Ela também deixou uma mensagem aos formandos: “Aproveitem. Estudem cada vez mais, mostrem o melhor que você tem e tenho certeza que vocês vão ser ótimos profissionais”, disse. A prefeita agradeceu voluntários e professores pelo trabalho ao longo do ano.
A presidente do Fundo Social, Maira, ressaltou a troca de conhecimento entre equipes e alunos e informou que cerca de 500 pessoas foram formadas pelos cursos do Fundo Social no ano. “Foi um dia muito feliz para o Fundo Social. É uma alegria muito grande dar essa oportunidade para todas essas pessoas de fazer uma nova renda, aperfeiçoar o que já sabem ou até mesmo aprender um ofício novo”, destacou.
A presidente falou ainda dos planos para o ano que vem. “A gente tem planos de expandir mais ainda nossos cursos, de fazer cursos descentralizados, de levar essas oportunidades a todos os bairros de Mogi. Eu só tenho a agradecer a toda essa parceria e agradecer à população”, afirmou. Segundo ela, são estudados novos temas de cursos propostos pelos próprios alunos.
Formandos
Agatha Caetano, de 21 anos, foi uma das formandas. “Fiz o curso aqui no Fundo Social de design de sobrancelhas. Eu já atuo na área da beleza, então quis expandir. A metodologia é ótima, tem bastante modelo, é bem legal.”
A jovem, que pretende realizar outros cursos, contou que a formatura teve um significado ainda maior. “Na escola eu acabei não tendo formatura por conta da pandemia, estava tudo fechado, e hoje ter uma formatura de um curso que eu estou me especializando é mais legal ainda, estar vivendo essa experiência pela primeira vez”, destacou.
Outra aluna que recebeu o certificado nesta terça-feira (9), acompanhada de familiares, foi Raquel Monica Osório dos Santos. “Fiquei sabendo do curso pelo Instagram e corri para fazer a matrícula. O curso durou quase dois meses. É o segundo que eu fiz. Eu já fiz de manicure e pedicure e estou exercendo. Resolvi fazer também o de maquiagem para incrementar, me especializar”, contou.
Raquel recomenda que quem busca aumentar a renda invista em estudo e acredite no próprio potencial.
Como participar
O Fundo Social de Mogi atende de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. Pelo telefone 4798-6365 é possível obter informações de novos cursos, bem como em canais oficiais como o perfil do Instagram (@fundosocialmogi).