Neste domingo, 20 de julho, quando também se comemora o Dia do Amigo, brasileiras e brasileiros de todas as regiões são convidados a viver momentos de conexão com a natureza na 8ª edição da campanha Um Dia no Parque, promovida nacionalmente pela Coalizão Pró-UCs. Com o tema “Protegendo o que nos conecta”, a campanha de 2025 destaca a importância dos parques e outras Unidades de Conservação (UCs) na construção de vínculos entre as pessoas e o meio ambiente.

Em São Paulo, atividade ensina orientação, navegação e autoconhecimento na natureza para jovens de escola pública. Como parte da programação da campanha "Um Dia no Parque", o Instituto Semeia promove uma oficina especial sobre orientação e navegação com jovens da Escola Estadual Benedito de Souza Lima, em Mogi das Cruzes, em parceria com a Outward Bound Brasil – organização internacional fundada no Brasil em 2000, e que já impactou mais de 25 mil participantes, sempre com foco no desenvolvimento humano e na construção de competências socioemocionais.

Com o apoio do Instituto Ecofuturo, responsável pela gestão do Parque das Neblinas — onde acontecerá a jornada —, “a iniciativa convida os alunos a explorarem o território com mapa e bússola, em uma jornada que combina aventura e autoconhecimento, cuidado com o outro e com o meio ambiente — contato que é essencial para a formação integral dos jovens", destaca Andreas Martin, diretor executivo da Outward Bound Brasil.

Renata Mendes, diretora executiva do Instituto Semeia, explica que a campanha “é a maior ação de valorização dos parques do país”. Segundo ela, “o objetivo é tornar estas áreas conhecidas pela população, incentivar sua visitação e, assim, colaborar para a geração de emprego e renda no entorno  —  e para a conservação da natureza.

25 anos do SNUC

O tema do Um Dia no Parque deste ano também celebra os 25 anos do SNUC. Além de valorizar os vínculos entre pessoas e natureza, a campanha de 2025 reforça o papel das UCs na mitigação das mudanças climáticas. Ao proteger ecossistemas essenciais — como florestas, manguezais, áreas costeiras e nascentes — essas unidades ajudam a conservar a biodiversidade e a regular o clima.

Segundo Pedro da Cunha e Menezes, diretor de Áreas Protegidas do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, fortalecer o SNUC é essencial para garantir a efetividade da proteção dessas áreas. Ele aponta que torná-lo conhecido da sociedade é uma das formas de ampliar seu reconhecimento e apoio. "Por isso celebramos esse dia em nossas Reservas, Parques e Refúgios, mas também em nossa Rede Brasileira de Trilhas, que foi desenhada para conectar as áreas protegidas do Brasil, ao mesmo tempo em que, por meio da recreação ao ar livre, conecta os brasileiros à natureza", comenta.

A campanha Um Dia no Parque é promovida pela Coalizão Pró-Unidades de Conservação, formada por organizações da sociedade civil e instituições comprometidas com a proteção dos biomas brasileiros, como WWF-Brasil, Instituto Semeia, Imazon, Fundação SOS Mata Atlântica, Fundação Grupo Boticário, IPÊ, FUNBIO, TNC Brasil, Imaflora e Conservação Internacional.

Além disso, o projeto também conta com o apoio de importantes parceiros institucionais, como o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, a Rede Brasileira de Trilhas, o Instituto Alana, a plataforma eTrilhas e o ICMBio, que ajudam a ampliar o alcance da iniciativa e promover o turismo sustentável nos parques e áreas protegidas.

As ações também acontecerão em outras Unidades de Conservação espalhadas por todos os estados brasileiros, além do Distrito Federal, proporcionando diferentes oportunidades para o público se engajar nas atividades e no contato com a natureza. As informações completas sobre datas, locais e formatos de participação podem ser acessadas no site oficial da campanha, na rede social, no app ou plataforma eTrilhas, e na plataforma Oichuy.

Instituto Semeia

O Instituto Semeia é uma organização sem fins lucrativos que atua desde 2011 com a missão de inspirar brasileiros e brasileiras a visitar e se orgulhar dos Parques do Brasil. A equipe acredita que o turismo sustentável nos parques cria um ciclo virtuoso, funcionando como instrumento que contribui positivamente para a conservação ambiental, para a transformação social e para o desenvolvimento econômico local e regional, além de ser peça fundamental na formação de uma maior conscientização ambiental da população. Desde 2011, oferecem suporte técnico a mais de 20 governos estaduais, municipais e governo federal, e contribuímos para a conservação de mais de 6.000 km² em 39 parques no Brasil.