O diretor do Grupo Escoteiro Ya’Guara, Armando Cândido Bueno Neto, foi um dos vencedores do Prêmio Walter Dohme 2025, promovido pela Região Escoteira de São Paulo. O reconhecimento foi concedido na categoria “Programa Educativo / Escotista – Ramo Lobinho”, pelo projeto “Mundo de Kipling”, realizado no dia 22 de fevereiro no Outlet Premium Grande São Paulo, em Itaquaquecetuba. A premiação, que destaca práticas de gestão institucional e iniciativas pedagógicas no escotismo paulista, será entregue durante o Congresso Regional Escoteiro, marcado para o dia 27 de setembro.
O projeto vencedor promoveu uma atividade com base na obra do escritor Rudyard Kipling, autor de O Livro da Selva, utilizada como referência no ramo Lobinho do Movimento Escoteiro. A ação contou com participação de jovens do Grupo Ya’Guara e também dos Grupos Escoteiros Ubirajara e Curupira, de Mogi das Cruzes, e do Grupo Gaia, de Guarulhos, além de membros da comunidade.
A programação incluiu contação de histórias, jogos, música, exposição de materiais e atividades em equipe, organizadas de acordo com o método escoteiro. A coordenação do evento ficou sob responsabilidade de Armando Bueno.
“O projeto ‘Mundo de Kipling’ nasceu do desejo de levar o escotismo além dos nossos encontros semanais e mostrar à comunidade como ele pode transformar vidas. Essa premiação reforça a importância de investir na formação dos jovens por meio da educação não formal e do trabalho em equipe”, Armando Bueno, diretor do Grupo Escoteiro Ya’Guara.
O Prêmio Walter Dohme é concedido anualmente com o objetivo de valorizar ações que contribuam para o fortalecimento do escotismo em São Paulo. A edição 2025 também inclui a entrega do Prêmio Aldo Chioratto, voltado à valorização de jovens protagonistas.