A prefeita Mara Bertaiolli e o vice-prefeito Téo Cusatis assinaram um termo de cooperação com o Instituto Ética Saúde, na última quinta-feira (11). O IES é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, criada em 2015 com a missão de difundir e consolidar a cultura da ética e transparência na saúde, para garantir a sustentabilidade do setor e a segurança do paciente.
Mogi das Cruzes é o primeiro município brasileiro a oficializar uma parceria com o Instituto Ética Saúde. Pelo meio de cooperação, a Prefeitura executará um plano de trabalho focado em gerar mecanismos de trabalho e atendimento ao público mais transparentes e éticos. Deverá conter as ações e metas a serem alcançadas, bem como cronograma de execução.
“Nosso objetivo é promover melhorias contínuas nos processos internos e ampliar a transparência dos indicadores em saúde, dos repasses públicos e das prestações de contas”, afirmou a prefeita, ressaltando a importância da parceria firmada no 100º dia da atual gestão. “Trata-se de uma instituição totalmente independente que mantém uma iniciativa pioneira de autorregulação e controle social focada na ética e na transparência”, explicou o vice-prefeito, citando também a nova legislação municipal de prestação de contas.
Com referência internacional, o trabalho do IES visa o anseio de todos os agentes da cadeia de valor da saúde, que repudiam e combatem as práticas antiéticas e oportunistas, para gerar ambientes de concorrência justos e transparentes. “Nosso trabalho tem papel importante como indutor e autorregulador das iniciativas de integridade e transparência para transformação da saúde e melhoria para gestores, empreendedores e pacientes”, explicou o diretor executivo da IES, Filipe Venturini Signorelli.
O IES, seus associados, o Conselho Consultivo e outros parceiros, em colaboração com o governo federal e estadual, agências reguladoras, órgãos de controle e cidadãos em geral, trabalham juntos na busca por soluções que permitam alcançar os objetivos. Em 2022, por exemplo, foi firmado acordo de cooperação técnica com a Corregedoria Geral do Estado do Rio de Janeiro e, em 2023, firmaram acordo de cooperação técnica com a ANS. Possuem cooperação técnica firmada também com o Observatório Social do Brasil, Abramed, Corregedoria Geral da União, Instituto Não Aceito Corrupção, Tribunal de Contas da União, CADE, Anvisa, entre outros.
Também participaram da assinatura o secretário municipal de Governo, Guilherme Sever; a secretária Municipal de Saúde, Rebeca Barufi, e seu adjunto, Luiz Bot; e a chefe de divisão de Transparência e Promoção da Integridade, Jamile Santana.