A Câmara Municipal de Mogi das Cruzes aprovou, em sessão ordinária nesta quarta-feira (30/04), a Moção n.º 71/2025, com “Votos de Aplausos e Congratulações” à segunda “Virada Autística” de Mogi das Cruzes. A homenagem é uma iniciativa dos vereadores Inês Paz (PSOL), Johnny da Inclusão (Avante) e Marcos Furlan (Podemos).
O evento, organizado pelo Instituto Resiliência Azul, ocorreu no último dia 27, no Pipa Hub, no Centro. A programação contou com palestras, relatos, atividades culturais e a participação de diversas entidades regionais, especialistas e pessoas envolvidas com os direitos das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Os autores da Moção destacaram a importância da iniciativa diante dos desafios enfrentados pela população autista, como o déficit de profissionais de apoio nas escolas, dificuldades no acesso a tratamentos e o aumento do número de pessoas com o diagnóstico. "É fundamental que iniciativas protagonizadas por Diva Battista, presidenta da Resiliência Azul, bem como por outros atores, continuem trazendo luz para esta problemática. Além disso, na maioria dos casos, as mães atípicas são mães solos, fato que torna a jornada ainda mais dura", afirma Inês.
Johnny da Inclusão também se manifestou. “Foi um evento para fechar as celebrações do dia do autista, que é comemorado em abril. Também é importante agradecer à Prefeitura pelo empréstimo do Pipa Hub, em local centralizado e de fácil acesso. Mogi das Cruzes está avançando muito no atendimento à pessoa com deficiência. No entanto, faltam políticas públicas para esse público em Jundiapeba”.
Também coautor, Marcos Furlan foi mais um a discursar. “O Dia da Virada Autística está inserido no calendário oficial do Município. Por isso, o poder público deve oferecer uma boa estrutura, o que de fato aconteceu. O autismo está ganhando mais recursos e atendimentos em Mogi, graças a essas entidades que tanto lutam pela causa”. A propositura solicita que, após a aprovação, seja dada ciência às seguintes entidades: Instituto Resiliência Azul, Escola Clínica de TEA, Secretaria Municipal de Saúde e Secretaria Municipal de Educação.
Escolas cívico-militares
Também foi aprovada a Moção n.º 70/2025, com “Votos de Aplausos e Congratulações” às escolas cívico-militares de todo o estado de São Paulo. A apreciação da matéria teve três votos contrários: Iduigues Martins (PT), Rodrigo Romão (PCdoB) e Inês Paz (PSOL).
De autoria do vereador Felipe Lintz (PL), a homenagem manifesta o reconhecimento da Casa Legislativa mogiana ao deputado estadual Tenente Coimbra (PL), ao governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas (REP), e ao secretário estadual de Educação, Renato Feder, pela implementação desse modelo de instituição de ensino.
"As escolas cívico-militares representam um marco significativo na educação pública paulista, unindo disciplina, valores cívicos e excelência pedagógica. Além disso, elas fortalecem a formação de nossos jovens, promovendo um ambiente escolar mais seguro ", justifica o vereador mogiano. Lintz também ressalta o papel do deputado Coimbra. "Ele tem sido um incansável defensor da valorização da disciplina, da ordem e da cidadania no ambiente escolar".