Na manhã do último sábado (19), data alusiva ao Dia dos Povos Indígenas, foi realizada a abertura do Aldeia Viva – Cultura e Tradição, evento especial em homenagem aos povos originários, na Aldeia Rio Silveira, em Bertioga. A edição deste ano destaca a cultura e as tradições dos Guarani da Terra Indígena Ribeirão Silveira.
O evento segue até esta segunda-feira (21), das 9h às 16h30, com uma programação rica em atividades culturais que visam valorizar os costumes e a ancestralidade do povo Guarani. A entrada é gratuita, e os visitantes que desejarem colaborar podem doar 1 kg de alimento não perecível.
A entrada principal da aldeia fica na Avenida Tupi Guarani, na altura do km 183 da Rodovia Rio-Santos, na divisa entre Bertioga e São Sebastião.
O cacique Mauro Awa destacou a importância do evento como um espaço de conscientização e valorização cultural. "Essa é uma oportunidade de conscientização sobre a preservação da natureza e também de imersão na nossa cultura".
Durante a cerimônia de abertura, estiveram presentes lideranças indígenas e autoridades dos municípios de Bertioga e São Sebastião. Entre elas, o cacique da Aldeia Rio Silveira, Mauro Awa, e o cacique pajé da Aldeia Siratã Mantxó, Ubiranan Pataxó. Também marcaram presença o prefeito de Bertioga, Marcelo Vilares; o secretário de Turismo e Cultura de Bertioga, Ney Carlos da Rocha; e o secretário de Turismo de São Sebastião, Leandro Pereira.
O técnico da Funai, Márcio Alvim, ressaltou que Bertioga tem se mostrado parceira dos povos indígenas, especialmente com a construção da nova escola Guarani, que valoriza a cultura tradicional.
Programação completa
- 10h – Cantos e danças indígenas
- 10h30 – Atividades tradicionais
- 11h – Pinturas indígenas
- 11h30 – Degustação de comida típica
- 12h às 13h30 – Almoço
- 14h – Brincadeiras indígenas
- 14h30 – Corrida de toras
- 15h – Tiro com arco e flecha
- 15h30 – Cabo de guerra
- 16h – Futebol
- 16h30 – Encerramento
Terra Indígena Ribeirão Silveira
Localizada na divisa entre Bertioga e São Sebastião, a Terra Indígena Guarani do Ribeirão Silveira abriga cerca de 550 indígenas, organizados em cinco aldeias e aproximadamente 150 famílias.
O modo de vida Guarani é marcado pela preservação das tradições, com atividades como produção de artesanato, pesca, agricultura e caça. A geração de renda também envolve trabalhos em escolas e postos de saúde da aldeia, além do turismo cultural comunitário, desenvolvido com protagonismo pelos próprios indígenas.
As visitas turísticas oferecem experiências imersivas com rituais, danças, culinária típica e trilhas até cachoeiras. O agendamento pode ser feito diretamente com os condutores ambientais:
- ABECO (Associação Bertioguense de Ecoturismo) – (13) 99728-9614
- AMOLB (Associação dos Monitores Locais de Bertioga) – (13) 99693-7598