O Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat+) recebeu na última segunda-feira (9) técnicos da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) que apresentaram a atualização do Plano de Corredores Metropolitanos (PCM). O objetivo é estabelecer um projeto estratégico para melhorar a mobilidade da população que utiliza o transporte coletivo.
Previsto para ser entregue no final de 2025, o PCM já começou a ser elaborado, com o planejamento de uma rede de transportes com corredores que permitam melhorar o trajeto, reduzir o tempo de deslocamento e promover a integração com outros modais. O plano deve contar com a participação ativa dos municípios, sendo responsáveis por abastecer os engenheiros com informações sobre o transporte local. Representantes das cidades consorciadas participaram do encontros.
Dados como número de passageiros, linhas, horários, pontos de parada, ciclovias, frota de ônibus são algumas das informações que as prefeituras deverão repassar para a empresa que elabora o PCM. A partir desse mapeamento é que serão apontadas soluções como construção de terminais, pontos de parada, acessibilidade e uma logística que permita uma maior fluidez do transporte.
Segundo o gerente de Logística Integrada da EMTU, Heitor Yohiyuki Kawano, o PMC deve orientar as ações estratégicas do governo do Estado que deverá eleger as prioridades e o cronograma de execução. Ele afirmou que o plano tem como grande diferencial integrar o sistema de transporte coletivo de forma articulada com os municípios.
O presidente do Condemat+ e prefeito de Salesópolis, Vanderlon Gomes, destacou que o momento é propício para as cidades apresentarem as suas demandas e acompanharem a elaboração do plano de corredores.
Corredor Metropolitano
Outro ponto destacado por Gomes foi referente a uma outra promessa do governo também ligada a mobilidade: o BRT Metropolitano que atenderá as cidades de Arujá, Poá, Itaquaquecetuba e Ferraz de Vasconcelos, com a construção de dois terminais nas cidades de Arujá e Ferraz, um a ser readequado na Cidade Kemel, duas estações de transferência no Parque e Monte Belo, em Itaquá e 25 estações de embarque e desembarque.
O prefeito de Arujá, Luís Camargo, que terá o traçado do BRT passando por seu município, frisou que essas são obras de impacto direto na vida das pessoas e que precisam ter prioridade. O Condemat+ deve convocar outra reunião junto ao Departamento de Estradas e Rodagem (DER) para obter atualização sobre o andamento deste projeto.